Senado prepara nova lei de porte e posse de armas para substituir decretos


Uma das principais bandeiras de campanha do presidente Jair Bolsonaro, a flexibilizaĆ§Ć£o da posse e do porte de armas foi um dos temas centrais no Senado no primeiro semestre e deve seguir em discussĆ£o nos prĆ³ximos meses.  Ɖ que apĆ³s rejeitar o decreto das armas do governo, editado logo no primeiro mĆŖs do ano, o Senado trabalha em um projeto de revisĆ£o do Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) que aumenta a potĆŖncia de arma autorizada para civis e exige a realizaĆ§Ć£o de exame toxicolĆ³gico para aquisiĆ§Ć£o de arma de fogo. Batizado de PL das Armas, o Projeto de Lei 3.713/2019 estĆ” em anĆ”lise na ComissĆ£o de ConstituiĆ§Ć£o, JustiƧa e Cidadania (CCJ).

Em seis meses, o governo editou sete decretos sobre porte e posse de armas e prometeu encaminhar um projeto de lei. O Senado chegou a aprovar a anulaĆ§Ć£o de dois deles em junho e encaminhou a decisĆ£o Ć  CĆ¢mara, mas o governo decidiu revogar as medidas e reeditou parte do conteĆŗdo. Esse “vai e vem de decretos” Ć© criticado por senadores que consideram que Bolsonaro invadiu a competĆŖncia do Congresso, a quem cabe legislar sobre o tema.

— Infelizmente o presidente insiste em legislar em matĆ©ria de Direito Penal atravĆ©s de decreto. Ele estĆ” violando a ConstituiĆ§Ć£o Federal. Vamos entrar com um projeto de decreto legislativo para sustar os efeitos porque esses decretos ultrapassam os limites de sua competĆŖncia — criticou o senador Fabiano Contarato (Rede-ES).

A opiniĆ£o Ć© compartilhada pela senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) para quem o presidente extrapolou ao tentar alterar o Estatuto do Desarmamento por decreto. A senadora informou que apresentou uma proposta de emenda Ć  ConstituiĆ§Ć£o (PEC) para limitar a ediĆ§Ć£o de decretos sobre o mesmo tema em um mesmo ano, dispositivo que jĆ” vale por exemplo para medidas provisĆ³rias.

— Se o presidente fizer um decreto presidencial e houver um projeto de decreto legislativo que sustou o decreto,  ele nĆ£o poderĆ” editar outro com o mesmo objetivo. O presidente nĆ£o tem tido muito critĆ©rio nessas situaƧƵes — avaliou a senadora.

FavorĆ”vel aos decretos presidenciais, o senador Marcos do Val (Cidadania-ES) considera que a derrubada das propostas pelo Senado evidencia certa resistĆŖncia de alguns parlamentares em relaĆ§Ć£o ao tema. O senador capixaba foi o relator dos projetos de decreto legislativo que pediram a anulaĆ§Ć£o das iniciativas de Bolsonaro e defendeu a manutenĆ§Ć£o das propostas do governo, mas foi voto vencido.

— As armas sĆ£o o Ćŗnico meio para defesa de inocentes expostos Ć  violĆŖncia de bandidos. Todo cidadĆ£o tem direito Ć  autodefesa. Sem esse direito, as pessoas ficam vulnerĆ”veis. E sem seguranƧa nĆ£o existe a liberdade. Se o cidadĆ£o estiver amparado pela lei para defender sua famĆ­lia, o criminoso vai pensar duas vezes antes de invadir uma residĆŖncia ou um comĆ©rcio — afirmou.

Fonte: AgĆŖncia Senado

0 ComentƔrios