Eleições UEPB: Chapa de Rangel Júnior emite nota sobre adiamento do debate


Diante dos fatos acontecidos na manhã desta sexta-feira, 4 de maio de 2012, no Ginásio do Departamento de Educação Física, no Câmpus I da Universidade Estadual da Paraíba, em Campina Grande, a Chapa 5 vem esclarecer: 

1.       Na última sexta-feira, dia 27 de abril, foi realizada reunião, organizada pela Comissão Eleitoral, para definir as regras para os debates a serem realizados durante o processo de divulgação das candidaturas à Reitoria da UEPB. Das cinco chapas inscritas, quatro estiveram presentes e participaram da definição das regras. Embora a chapa 2 não tenha mandado representante, a comissão decidiu pela realização dos debates. 

2.       Foram agendados dois debates. O primeiro para hoje, dia 4 de maio, às 14h30, no auditório da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba. 

3.       Na quinta-feira, dia 3, sem que a Chapa 5 recebesse qualquer tipo de notificação prévia, foi publicada na imprensa notícia sobre o Debate, onde constava novo horário e local para sua realização, a ocorrer então na quadra do curso de Educação Física, a partir das 8h30. 

4.       Ainda na quinta-feira, dia 3 de maio, menos de 24 horas antes do início do primeiro debate, durante reunião, desta vez com a participação de representantes de todas as chapas, originalmente agendada para discutir a proposta de adiamento da consulta, a Comissão Eleitoral apresentou as novas condições para a realização do evento, com as quais as chapas 01 (um), 02 (dois), 03 (três) e 04 (quatro) não concordaram, solicitando então que o mesmo fosse cancelado. A chapa 05 (cinco), apesar de se dispor para remanejar seus compromissos e interessada em debater, diante da concordância das demais candidaturas, aceitou o cancelamento.

5.       Hoje, por volta das 8h40, no momento em que chegava ao Departamento de Odontologia, que fica próximo à quadra do curso de Educação Física, o candidato Rangel Júnior recebeu diversas ligações de professores, alunos e servidores técnico-administrativos, comunicando-lhe que se encontravam no local onde ocorreria o debate e que dezenas de pessoas lá estavam, esperando pelo início do evento e não informadas de seu cancelamento. Diante de tantos contatos e estando próximo ao local, o candidato então dirigiu-se à quadra, com o objetivo de esclarecer aqueles que haviam entrado em contato com ele sobre o que estava ocorrendo. 

6.       Ao chegar na quadra, o candidato Rangel Júnior passou a comunicar-se – apenas – com aqueles que haviam entrado em contato com ele, esclarecendo sobre o que havia ocorrido. Em dado momento, foi-lhe oferecido um microfone, como forma de facilitar a comunicação com todos os presentes, que também estavam querendo saber o que havia ocorrido. 

7.       O candidato então passou a se dirigir a todos os presentes, para esclarecê-los do que havia ocorrido, utilizando o sistema de som disponível no local, passando a ser interrompido por militantes de outras chapas e facultando-lhes prontamente a palavra. 

8.       Para evitar embates ainda mais acalorados e diante de agressões verbais enunciadas por alguns defensores de outras candidaturas, o candidato retirou-se do local.

A partir dos fatos expostos anteriormente, a Coordenação de Campanha da Chapa 5 vem esclarecer:

1.       A Chapa 5 não foge ao debate e, mesmo não concordando, respeita todas as deliberações da Comissão Eleitoral que diminuam a possibilidade de exposição de suas propostas. 

2.       A Chapa 5, por motivos óbvios, é a menos interessada, entre todas, na ocorrência de quaisquer fatos que possam gerar desentendimentos e tumultos ao longo do processo.

3.       Fizemos, fazemos e faremos sempre a opção pelo diálogo, com a comunidade acadêmica e com os demais candidatos, sempre no mais alto nível e baseado na pura e simples apresentação de currículos e propostas. 

Somos Mais UEPB. E sempre seremos!

1 Comentários

Clebson Medeiros disse…
A chapa só não explicou como todas as cadeiras, mesas, som e material de sua campanha foram parar lá no local, pois como eles próprios reconhecem, o debate havia sido cancelado e certamente não foi a comissão eleitoral que armou o cenário. Confesse Rangel Júnior que você e sua equipe armaram todo aquele teatro.