Socorrendo Acauã, Açude de Boqueirão volta a ficar abaixo dos 70%


Com a paralisação dos aportes e a abertura da válvula dispersora com vazão de 2 mil litros por segundo a fim de levar água para Acauã (foto), o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, voltou a registrar redução em suas reservas e novamente ficou abaixo da marca dos 70% da sua capacidade total.

De acordo com as informações repassadas diariamente pelo engenheiro Isnaldo Cândido, o manancial amanheceu o domingo com o equivalente a 69,8% da sua reserva, o que representa mais de 325 milhões de metros cúbicos de água.

A válvula dispersora foi aberta no último dia 02, com autorização da Agência Nacional de Águas (ANA) para levar água até o Açude de Acauã, em Itatuba, por meio do Rio Paraíba, que atende quatorze municípios e se encontrava com pouco mais de 13% da sua capacidade.

A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) ressaltou que a medida era essencial para socorrer Acauã e, além disso, destaca que Boqueirão atingiu um patamar expressivo em suas reservas. Logo, não haveria sentido algum sonegar água para os paraibanos que dependem do açude localizado em Itatuba.

0 Comentários