Secovi dá dicas para evitar que o sonho da casa própria vire pesadelo


O Secovi Paraíba vem acompanhando as denúncias que surgiram nos últimos dias, primeiro através da imprensa e chegaram à Polícia Civil, sobre um suposto golpe que teria sido aplicado contra quinze pessoas em Campina Grande por uma imobiliária (que não é filiada ao sindicato) e corretores, lesando as vítimas em cerca de R$ 3 milhões.

Inicialmente, o presidente do Secovi, Érico Feitosa, lembrou que é preciso aguardar o andamento das investigações antes de se formar qualquer juízo de valor contra as pessoas e a empresa que estão sendo alvos das acusações, mas ressaltou que o sindicato vai seguir conferindo de perto o trabalho de apuração da polícia.

“O segmento das empresas e profissionais do ramo imobiliário tem total interesse no bom andamento do trabalho da polícia a fim de que esse caso seja esclarecido para que, se houver culpados, estes sejam responsabilizados. Importante lembrar que qualquer conduta indevida não representa o perfil do setor, que é formado por empresas e profissionais sérios e responsáveis”, destacou.

Nesse sentido, o Secovi está buscando as autoridades responsáveis pelas investigações e reunindo-se com outras instituições ligadas ao mercado a fim de discutir o caso e buscar indicar medidas de proteção a clientes, imobiliárias e corretores.

CUIDADOS

O presidente do Secovi, Érico Feitosa, ainda apontou alguns cuidados que as pessoas devem tomar na hora de negociar a compra ou venda de um imóvel. Dentre eles:

- Procurar imobiliárias ou corretores regularizados junto a entidades de classe, como o Secovi e o Creci;
- Se o negócio envolver construção, conferir se a empresa está regularizada junto ao Sinduscon e ao Crea;
- Importante conhecer o histórico da imobiliária ou corretor;
- Cada etapa e cada detalhe da transação deve ser claramente documentada;
- Aspectos como prazos devem ser estipulados e documentados;
- Imobiliárias ou corretores não recebem dinheiro referente ao pagamento pela aquisição dos imóveis; as únicas transferências que podem ocorrer para estas empresas ou profissionais são aquelas vinculadas às suas comissões;
- Exija toda a documentação do imóvel, inclusive certidões negativas;
- Desconfie de negócios que se mostrem vantajosos demais;
- Não se deixe levar pela emoção: a compra da casa própria é um negócio e, sem atenção, esse sonho pode acabar se tornando um pesadelo.

0 Comentários