Mesmo com comércio reaberto, número de passageiros nos ônibus caiu 80%


Números da bilhetagem eletrônica do sistema de transportes coletivos em Campina Grande confirmam que a utilização do serviço após o início das medidas de isolamento por causa da pandemia despencou e continuam em baixa mesmo após a reabertura parcial do comércio da cidade na última segunda-feira.

Um comparativo entre três dias da semana anterior ao início das medidas de isolamento (09, 10 e 11 de março, e os três dias desta semana (15, 16 e 17 de junho) apontam uma queda de 80%.

Em números absolutos, 338 mil passageiros usaram ônibus em Campina Grande na segunda, terça e quarta-feira da semana que antecedeu o início do isolamento. Agora, a STTP registrou 68 mil passageiros circulando nos três primeiros dias desta semana.

REABERTURA NÃO ALTEROU MÉDIA

Os números relativos aos três primeiros dias desta semana confirmam que a reabertura parcial do comércio não provocou uma corrida ao centro de Campina Grande. Na segunda, dia 15, que marcou a retomada, a circulação nos coletivos subiu apenas 10% mesmo com a volta de parte dos comerciários ao setor.

Foram 24.060 passageiros no total, sendo que, desse número, 3.590 eram idosos, ou seja, gratuidade. Na terça-feira foram 21.485 passageiros, 2.718 idosos; e na quarta-feira foram 22.624 passageiros no total, com 2.827 idosos.

CRISE

Com a pandemia, a crise no sistema de transportes coletivos, que já vinha registrando uma queda crescente no número de passageiros, se agravou exponencialmente. Tanto que no primeiro dia após o “feriadão” estabelecido pela prefeitura, os ônibus não voltaram a circular na cidade. As empresas apontaram uma situação que se aproxima da inviabilidade e cobram o reequilíbrio contratual do sistema.

0 Comentários