PB recebeu 40 respiradores do Governo Federal, revela Ministério da Saúde


O Ministério da Saúde revelou que o Governo Federal já distribuiu 861 respiradores para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 em 14 estados. Segundo as informações oficiais, a Paraíba recebeu quarenta destes equipamentos, que são essenciais para o atendimento de pacientes com a doença e que se encontrem em condição crítica.

Metade dos respiradores já havia sido entregue e, dentro de uma programação de distribuição desenvolvida entre o último sábado e esta segunda-feira a Paraíba recebeu outros vinte, ainda conforme as informações do Ministério da Saúde. Até ontem, o estado tinha um total de 4.786 casos confirmados de covid-19, com 207 mortes por conta da doença.

O MS informou que até o momento, o governo já entregou 861 respiradores pulmonares para reforçar 14 estados no combate à pandemia: Amazonas (138), Ceará (75), Paraíba (40), Pernambuco (85), Rio de Janeiro (206), Amapá (45), Pará (130), Paraná (20), Santa Catarina (17), Espírito Santo (10), Goiás (25), Maranhão (25), Rondônia (25) e São Paulo (20).

O órgão explicou que a compra e distribuição dos respiradores é parte do apoio estratégico do Governo do Brasil no atendimento aos estados e as entregas levam em conta a capacidade instalada da rede de assistência em saúde pública, principalmente nos locais onde a transmissão está se dando em maior velocidade.

RESPONSABILIDADES

A aquisição destes equipamentos, conforme ressalta o ministério, é de responsabilidade dos estados e municípios, mas, diante do cenário de emergência em saúde pública por conta da pandemia, o governo decidiu atuar para fortalecer a rede de atendimento. “O Governo Federal conduz avaliações diárias das situações de risco em cada localidade, reforçando estados e municípios com os recursos necessários, financeiros, materiais e pessoal”, ressalta o ministro interino da Saúde, general Eduardo Pazuello.

0 Comentários