Com novas recargas, faltam menos de quatro metros para Boqueirão sangrar


Os dados trazidos diariamente pelo especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido apontam, nesta terça-feira, 28, que com os últimos aportes recebidos o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, chegou aos 65,7% da sua capacidade total e agora está abaixo da marca dos quatro metros para atingir a chamada cota de sangria.

De acordo com Isnaldo, Boqueirão tem atualmente um volume superior a 306 milhões de metros cúbicos. Nas últimas 24 horas, o manancial subiu aproximadamente 10 centímetros em sua lâmina d’água. Após registrar um grande aporte ao longo do mês de março, o manancial havia recebido pouca água durante o mês de abril, mas a sangria de açudes no Cariri voltou a trazer aportes um pouco mais expressivos nos últimos dias.

Uma outra boa notícia que reforça as esperanças de sangria de Boqueirão - o que não acontece há uma década - é que as previsões meteorológicas apontam a continuidade das chuvas na Paraíba, inclusive na região do Cariri. O ano de 2019 tem se mostrado positivo para o sistema hídrico do estado, com os principais mananciais da Paraíba aumentando expressivamente as suas reservas e mais de trinta reservatórios monitorados pela Aesa já estão sangrando.

0 Comentários