Vacinação contra gripe será por ruas e idosos podem agendar pelo Whatsapp


Será iniciada nesta segunda-feira, 23 de março, a Campanha de Imunização contra Influenza em Campina Grande. A vacina será ofertada, inicialmente, apenas para os idosos e trabalhadores em saúde. A Secretaria Municipal de Saúde organizou um esquema especial de trabalho e as equipes de Estratégia de Saúde da Família farão um cronograma para levar as vacinas, de rua em rua, para que os idosos não precisem se deslocar até as unidades de saúde.

Para os idosos que moram em áreas descobertas, ou seja, aquelas em que não há unidade de saúde, o agendamento poderá ser feito pelo Whatsapp exclusivo da Secretaria de Saúde para essa finalidade. É o (83) 98700-1533. Já os trabalhadores em saúde devem se vacinar nas unidades de saúde onde trabalham ou nos Centros de Saúde.

De início a vacina será ofertada apenas para idosos e trabalhadores em saúde, por serem os grupos mais vulneráveis no momento. A medida restritiva também visa evitar aglomerações e ainda prevenir uma possível infecção pelo coronavírus nos outros grupos do público-alvo da campanha.

A campanha de vacinação contra a gripe foi antecipada com objetivo de minimizar os efeitos do COVID-19, já que a imunização da gripe diminui os riscos de adoecimento por parte da população. Os demais grupos prioritários serão vacinados num segundo momento.

Em Campina Grande, mais de 122 mil pessoas fazem parte dos grupos prioritários, que são os idosos a partir dos 60 anos, crianças entre seis meses e cinco anos de idade, trabalhadores em saúde, gestantes, puérperas (mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias), professores e pessoas com comorbidades. O objetivo é imunizar 90% desse público.

Também receberão a vacina os detentos, trabalhadores do sistema prisional, povos indígenas, quilombolas e policiais militares e civis. Porém, esses grupos não são contabilizados para a meta de vacinação. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe – A (H1N1), A (H3N2) e influenza B.

0 Comentários