Secretaria de Saúde sobre suspeita de coronavírus em CG: "Sob controle"


A Secretaria de Saúde de Campina Grande informa que o município registrou o primeiro caso suspeito para o novo coronavírus. Contudo, a situação está sob controle. O paciente foi atendido seguindo aos critérios do Ministério da Saúde e não há risco de proliferação da possível doença.

O paciente é um homem de 37 anos, que esteve na Espanha e com histórico de passagem pela Itália. O homem foi atendido na Unidade de Pronto Atendimento do Alto Branco (UPA 24h), colocado em isolamento e os profissionais realizaram a coleta de material para enviar para análise e posterior confirmação ou descarte.

“O paciente apresentou queixa de febre, cefaléia, tosse e astenia, mas sem queixa respiratória”, explicou o diretor da UPA, Giovanny Roncally. Os dois acompanhantes do paciente na viagem também estão sendo monitorados pela Direção de Vigilância em Saúde.

A Secretaria de Saúde reforça as orientações para as pessoas e também para os profissionais de saúde. Os casos considerados suspeitos são somente daquelas pessoas que apresentarem os sintomas da doença e que tiverem viajado para algum país da Europa, da América do Norte ou da Ásia, nos últimos 14 dias, ou que tiveram contato com alguém que tenha viajado para essas áreas nesse período.

As pessoas que se encaixarem nesse perfil devem procurar as UPAS. O Hospital Municipal Pedro I é a referência em casos indicados para a internação, o que não é necessário nesse momento. O hospital foi equipado com quatro leitos, sendo dois de UTI e dois de observação.

Fonte: Codecom

0 Comentários