Facebook

header ads

Plataforma fará acompanhamento remoto de novos casos do coronavírus


Da assessoria
O Núcleo de Tecnologias Estratégicas em Saúde (Nutes) da UEPB está desenvolvendo em caráter de urgência uma plataforma de monitoramento remoto para gerenciar os estudos epidemiológicos em Covid-19 (o novo coronavírus) na Paraíba. Quatro programadores do Laboratório de Computação Biomédica do Nutes e uma pesquisadora em tecnologia em saúde estão trabalhando na solução que vai permitir o acesso em tempo real à evolução do paciente.

A partir desses dados disponibilizados por meio do acesso remoto o infectologista poderá acompanhar a evolução do quadro de um maior número de pacientes, visto que poderá ter acesso às informações sem precisar estar no local em que a pessoa infectada está isolada. “Os infectologistas do estado poderão acompanhar em tempo real a situação de pacientes internados e interagir com seus médicos responsáveis”, explicou o professor Paulo Barbosa, coordenador do Laboratório de Computação Biomédica e líder da equipe envolvida no projeto.

A expectativa dos envolvidos é que a versão inicial do produto esteja adaptada e validada antes que o primeiro caso seja registrado na Paraíba. Devido ao registro de casos do novo coronavírus no Nordeste, o Nutes está oferecendo parceria com estados que tenham interesse em utilizar a tecnologia no enfrentamento dessa pandemia.

Na Paraíba são 38 notificações, sendo 11 casos descartadas, 27 em investigação e nenhum caso confirmado até o domingo, 15.

Postar um comentário

0 Comentários