Impossível até 20 dias atrás, Boqueirão poderá sangrar ainda este mês


As “águas de março” estão fazendo muito bem ao Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. O manancial, que abastece Campina Grande e outros dezenove municípios, terminou o mês de fevereiro com pouco mais de 100 milhões de metros cúbicos, o equivalente a 21,53% da sua capacidade total.

Hoje, vinte dias depois, esse patamar saltou para 250 milhões de metros cúbicos, 53,44% da capacidade total do açude. Somente entre esta quinta e sexta-feira, ou seja, num período de 24 horas, o aporte foi de 54.825.871 metros cúbicos, segundo dados disponibilizados pela Aesa e divulgados logo no início da manhã pelo engenheiro Isnaldo Cândido.

Esse número representa uma alta, em apenas um dia, de 2,06 metros na lâmina de Boqueirão, que agora, segundo Isnaldo, está a 5,8 metros do limite de sangria. Logo, se mantido o volume médio de aporte desta semana, o Epitácio Pessoa poderá terminar o mês de março sangrando.

Embora seja preciso esperar o comportamento das chuvas para saber se o manancial continuará recebendo novas águas, é incontestável que o cenário e as perspectivas de hoje se mostravam não apenas improváveis, mas praticamente impossíveis há tão somente vinte dias.

--------
Crédito da imagem: Isnaldo Cândido e Sargento Neto

0 Comentários