Faltam 4,5m para Boqueirão sangrar e chuvas seguirão em abril e maio

 
O Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, amanheceu nesta sexta-feira, 27/03, com 62,1% da sua capacidade total, o que equivale a 290 milhões de metros cúbicos de água. Março vai acabar com um aporte extremamente expressivo para o manancial que abastece a Rainha da Borborema e outros dezoito municípios.

De acordo com dados do Dnocs, levantados diariamente e divulgados pelo engenheiro Isnaldo Cândido, no período de 01 a 27/03 deste mês, houve um aumento de 8,42 metros na lâmina d'água de Boqueirão, correspondendo a um aporte hídrico de 190 milhões de metros cúbicos em menos de um mês.

Por dados atuais, o Epitácio Pessoa está a 4,49 metros da sua cota de sangria. Comparando os números, a margem a ser atingida é praticamente metade da que já foi acrescida apenas em março. Além disso, outro fator amplia as esperanças da população de ver o gigante voltar a sangrar.

Ocorre que, de acordo com informações da Aesa divulgadas também nesta sexta-feira pela Campina FM, a previsão é de que abril e maio serão dois meses com chuvas na Paraíba e, sobretudo na região do Cariri, de onde a água é aportada para Boqueirão. A boa notícia foi dada pela meteorologista da agência Marle Bandeira ao Jornal Integração. 

----
Imagem: Isnaldo Cândido

0 Comentários