Reservas do Açude de Boqueirão voltam a ficar abaixo dos 17%

"Caminho das águas" até Boqueirão ainda é longo

Dados divulgados pelo engenheiro e especialista em recursos hídricos Isnaldo Cândido nesta segunda-feira, 25, apontam que o Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, voltou a ficar com suas reservas abaixo dos 17%. Segundo os números, coletados pelo especialista junto ao Dnocs, o manancial perdeu 14 centímetros de sua lâmina de água na última semana.

Com isso, Boqueirão conta, atualmente, com um volume total de 78,6 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 16,9% de sua capacidade total. Há dez meses o açude não recebe água do São Francisco, por conta de uma interrupção no bombeamento da transposição. O serviço já foi retomado, mas ainda não há previsão de quando as águas chegarão ao manancial.

Na semana passada, Isnaldo Cândido afirmou à reportagem da Campina FM não acreditar que isso aconteça ainda em 2019. A Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba também entende que a água do São Francisco só voltará a cair em Boqueirão no ano que vem.

De acordo com a Aesa, um dos desafios a serem vencidos é o Açude de Poções, em Monteiro. Como o reservatório está atualmente com apenas 2,5% da sua capacidade, será preciso encher até a cota de sangria para, apenas daí em diante, a água vinda de Pernambuco seguir seu curso rumo ao Epitácio Pessoa.

0 Comentários