CMCG instala Frente de Incentivo ao Transplante e homenageia mãe de doador


Atendendo a proposituras do vereador Alexandre Pereira, a Câmara Municipal de Campina Grande realizou nesta terça-feira, 05, uma audiência pública reunindo diversas autoridades para discutir a atual política de transplantes no Brasil e na Paraíba, além de instalar na Casa a Frente Parlamentar Permanente de Incentivo à Doação de Órgãos e Tecidos.

Na tribuna, o vereador expressou sua emoção diante da instalação da frente, ressaltando a importância de a Câmara Municipal se aliar efetivamente à causa da promoção e do incentivo à doação de órgãos e tecidos no Brasil. “Promover a informação adequada, derrubar mitos e desfazer tabus são algumas das medidas essenciais a esse propósito, e o poder legislativo campinense pode colaborar com esse esforço tão nobre”, disse.

Durante a solenidade, a senhora Eliane da Silva, mãe de Érick Silva de Jesus, de apenas onze anos, que morreu na semana passada em decorrência de uma má-formação arterial, foi homenageada pela decisão de doar os órgãos do menino. Em conversa com jornalistas, ela falou sobre a decisão. “Pensei na minha filha, de três anos, porque podia ser ela precisando. Meu filho agora vive nas pessoas que ajudou a salvar”, disse.

Para o vereador, a história de dona Eliane e do pequeno Érick representa um verdadeiro símbolo da luta pelo incentivo à doação. “No momento de uma dor tão profunda, de uma perda irreparável, essa senhora foi capaz de ter olhos para a dor do seu semelhante e se compadecer. Ela fez mais do que permitir a doação dos órgãos do seu filho; na verdade, doou do próprio amor através desse gesto”, avaliou Alexandre.

AUTORIDADES PRESENTES

Participaram da solenidade o secretário de Saúde do Estado, Geraldo Medeiros; Eurivaldo Araújo, representante da Secretaria de Saúde de Campina Grande; Dagjane Frazão, diretora do Hospital da Criança; Homero Rodrigues, superintendente do Hospital Universitário Alcides Carneiro; Elília Pombo, diretora do Hemocentro; Caio Quintas Medeiros, coordenador da Central de Transplante de Campina Grande; o ex-vice-prefeito José Luís Júnior, dentre outras autoridades e convidados.

0 Comentários