Águas do São Francisco devem chegar a Boqueirão na primeira metade de janeiro


As águas da Transposição do Rio São Francisco, que voltaram a chegar em Monteiro há uma semana, devem chegar em Boqueirão ainda na primeira quinzena de janeiro. A estimativa é do presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), Porfírio Loureiro.

Nesta quarta-feira (27) a água está chegando ao açude Poções, que está com 2,5% da capacidade máxima. Segundo o presidente da Aesa, a partir da chegada da água serão necessários no máximo 10 dias para que o reservatório atinja a tomada de fundo e assim a água possa seguir através do Rio Paraíba.

Depois disso, serão mais 35 dias, caso a vazão liberada se mantenha entre três e quatro metros cúbicos por segundo, para que a água chegue até Boqueirão.

“A gente tomando por base uma vazão de 3,5 metros cúbicos após passar em Poções a gente vai ter uma demora de 30 a 35 dias para chegar em Boqueirão”, disse Porfírio em entrevista à reportagem da Campina FM.

Portanto, de acordo com a estimativa da Aesa a água deve chegar ao Epitácio Pessoa, que está com menos de 17% da capacidade total, no dia 11 de janeiro de 2020.

Fonte: Blog do PP

0 Comentários