Semana do Idoso: projeto obriga acompanhamento de nutricionista nos asilos


O Dia Internacional do Idoso foi celebrado mundialmente nesta terça-feira, 01/10. Segundo o Ministério da Saúde, atualmente os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas. Já o Estudo Longitudinal da Saúde dos Idosos Brasileiros, divulgado em 2018, indica que 75% dos idosos brasileiros dependem exclusivamente dos serviços prestados através do SUS.

Reconhecendo a importância do devido atendimento a esta faixa da população em caráter amplo e multifatorial e buscando assegurar a promoção do acesso a ações preventivas, o vereador Pastor Luciano Breno apresentou o Projeto de Lei Ordinária Nº 302/2019, que estabelece a obrigatoriedade de assistência e acompanhamento de profissional nutricionista nos asilos e instituições de longa permanência para idosos.

De acordo com o projeto, o atendimento poderá ser feito com visitas e acompanhamento de um nutricionista no mínimo semanalmente. As entidades filantrópicas que prestem assistência a idosos poderão ser assistas por profissionais da rede pública de saúde, por meio de convênio. Na justificativa, o parlamentar lembrou que a medida representa uma iniciativa essencial ao bem-estar dos cidadãos da chamada terceira idade.

“Sabemos que o recomendável é que todos nós, independente da idade, procuremos o nutricionista, um profissional que hoje é indispensável à saúde, inclusive pelas iniciativas de caráter preventivo. Mas, no caso dos idosos, naturalmente deve existir um cuidado maior com a alimentação e, para isso, se mostra fundamental a orientação do nutricionista”, explicou o vereador Pastor Luciano Breno.

O projeto ainda aguarda votação no plenário da Câmara Municipal antes de seguir para a sanção do prefeito Romero Rodrigues.

0 Comentários