Vereador propõe que nutricionistas integrem equipes do PSF de Campina


O vereador Pastor Luciano Breno apresentou uma série de projetos na Câmara Municipal de Campina Grande relacionados à importância da presença do profissional nutricionista em setores e serviços, como, por exemplo, no Programa de Saúde da Família. O parlamentar lembrou que a atuação deste profissional especializado é indispensável tanto às estratégias de ações preventivas de saúde quanto no tratamento dos pacientes.

“O papel do nutricionista vai muito além da estética. Trata-se de uma questão de saúde pública, fundamental ao bem-estar das pessoas, afinal, através de uma alimentação adequada, várias doenças podem ser evitadas, garantindo maior qualidade de vida às pessoas e desobstruindo os serviços públicos, de modo que a presença do nutricionista nos postos de saúde representa um investimento que ajudará até mesmo a reduzir custos neste setor”, disse o vereador.

Neste sentido, o Pastor Luciano Breno também apresentou um projeto propondo a obrigatoriedade de assistência e acompanhamento profissional do nutricionista em estabelecimentos de longa permanência para os idosos, como asilos. “Uma pessoa idosa, naturalmente, precisa de um acompanhamento ainda mais rigoroso da sua alimentação e esse tipo de atenção requer o trabalho especializado do nutricionista”, explicou.

Duas outras proposituras do parlamentar tratam sobre a necessidade da prescrição de receituários por nutricionistas, farmacêuticos ou médicos nos estabelecimentos que comercializam suplementos nutricionais e a obrigatoriedade da presença de um profissional de nutrição neste tipo de estabelecimento. Luciano Breno ainda apresentou um projeto regulamentando a jornada de trabalho dos nutricionistas nas instituições públicas municipais, que deverá ser de trinta horas semanais.

“São propostas voltadas à garantia das adequadas condições de trabalho para esta importante categoria e, principalmente, em favor do interesse coletivo, do bem-estar e da saúde dos cidadãos campinenses”, justificou o vereador. As matérias ainda serão apreciadas em plenário antes de seguir para sanção do Poder Executivo.

0 Comentários