Seminário Cidade Expressa debate “Mobilidade Cidadã” em Campina Grande nesta quinta


A questão da mobilidade nas médias e grandes cidades vai muito além do trânsito: envolve planejamento urbano, transporte coletivo e individual, políticas públicas de saúde, de educação, tecnologia e muita criatividade. A avaliação é do coordenador do CFTMU – Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande, Anchieta Bernardino ao se referir a questão da mobilidade no município da nossa cidade. O tema será tratado nesta quinta-feira, por ocasião do Seminário Cidade Expressa, a partir das 18hs no auditório da FIEP.

O Seminário Cidade Expressa acontece em sua sexta edição, tendo como finalidade avaliar o cumprimento das ações do Plano de Mobilidade de Campina Grande. O Plano traça estratégias e ações de otimização da mobilidade urbana da cidade pelos próximos 20 anos, além de estabelecer diretrizes para o acompanhamento e o monitoramento da implementação, avaliação e revisão periódica do Plano, atribuições que cabem a CTMU, conforme legislação local.

Ao longo dos últimos seis anos, os mais importantes especialistas do país em mobilidade urbana participaram do seminário, deixando suas impressões e contribuições para tornar a mobilidade da cidade sustentável. Por ocasião do seminário, o CTMU estará avaliando as ações implementadas, conforme as diretrizes previstas no Plano.

Além da prestação de contas sobre as obras executadas pelo município nos últimos 12 meses, o Seminário Cidade Expressa também contará com a participação de dois especialistas no tema “Mobilidade Cidadã” e com práticas em cidades de Minas Gerais e Rio Grande Sul. São eles Rodrigo Tortoriello, atual secretário de mobilidade urbana de Porto Alegre; e Marcelo Soletti, diretor-geral adjunto do Departamento de Trânsito do Rio Grande do Sul. 

Seminário acontece desde 2013

O Seminário Cidade Expressa acontece anualmente em Campina Grande desde o ano de 2013, constituindo-se no principal evento do gênero no nordeste. O CTMU é o órgão responsável pela organização e execução do evento. Também cabe ao Comitê Técnico de Mobilidade Urbana monitorar mensalmente as ações executadas ou em execução pela gestão municipal, a partir de apresentações que são feitas pelas secretarias e STTP, nas reuniões do CTMU.

Composição do CTMU

O CTMU foi constituído por lei municipal e tem a seguinte composição: Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, CDL – Câmara de Dirigentes Lojistas De Campina Grande, Câmara Municipal de Campina Grande, UNIFACISA – Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas, FIEP – Federação das Indústrias do Estado da Paraíba, IFPB – Instituo Federal de Campina Grande, SITRANS, SEBRAE, UEPB – Universidade Estadual da Paraíba e UFCG – Universidade Federal de Campina Grande e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

Mais informações e inscrições: www.ctmucg.com e Facebook.com/ctmucg

ASSESSORIA DE IMPRENSA

0 Comentários