Galego do Leite vota contra ideologia de gênero nas escolas e defende moderação nos debates


A Câmara de Vereadores de Campina Grande aprovou nesta terça-feira, 19, o projeto de lei que proíbe o ensino de temas relacionados à chamada ideologia de gênero nas escolas do município. A matéria, que agora segue para a sanção do poder executivo, teve o voto favorável do vereador Galego do Leite, do Podemos. Em sua fala, o parlamentar justificou seu voto e, preocupado com a tensão formada entre grupos contra e a favor do projeto, pediu moderação.

“O assunto tem suscitado debates acalorados e que muitas vezes descambam para uma tensão que precisa ser controlada. A discussão é sempre positiva para a democracia, mas desde que não acabe se transformando em um cabo de guerra exagerado, agressivo e violento”, disse Galego. “Da minha parte, não vou jamais estimular esse tipo de tensão entre segmentos. Vou sempre defender o debate equilibrado, sensato e pacífico, sem exageros que causem divisões violentas”, complementou.

Na tribuna, ao expor seu voto, Galego do Leite revelou que fez questão de estar presente à sessão desta terça-feira, apesar de ter justificativa para se ausentar por conta da cirurgia a que sua esposa se submeteu. “Ela está bem, graças a Deus, e eu não queria nem poderia me ausentar da Câmara Municipal no momento de uma discussão tão importante, tão séria e que tanto atrai a atenção dos campinenses”, afirmou.

Durante seu pronunciamento, o parlamentar ainda lembrou que a Câmara já havia vetado o ensino da ideologia de gênero quando retirou do Plano Municipal de Educação todas as menções ao tema, inclusive aquelas que se apresentavam de maneira subliminar, através da inserção de determinados termos e expressões. Ele destacou que, desde então, na prática a inclusão do tema dentro da sala de aula já seria irregular, por ferir o plano, mas, ainda assim, fez questão de apresentar seu voto favorável ao PL que proíbe o ensino da ideologia de gênero nas escolas.

0 Comentários