Após recesso curto, vereadores voltam aos trabalhos na Câmara Municipal de Campina Grande


Da assessoria

Dando continuidade aos trabalhos legislativos para o segundo semestre, após o recesso parlamentar de dez dias, a Câmara Municipal de Campina Grande discutiu nessa terça-feira (11) sobre a normalização do fornecimento de água e demonstrou preocupação com a antecipação do fim do racionamento nas cidades abastecidas pelo Açude Epitácio Pessoa.

O vereador Sargento Neto, através do requerimento Nº 2.317 aprovado por unanimidade, convocou uma audiência pública com a presença da Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) e a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) para discutir sobre essa questão hídrica. "Não sou de acordo com o fim do racionamento nesse momento, devemos debater com a população e esses órgãos para procurar uma solução viável para isso", disse.

De acordo com o parlamentar João Dantas é necessário analisar a suspensão do racionamento, levando em consideração os fenômenos climáticos que interferem diretamente no ritmo de chuvas e variações atmosféricas da região. "Estamos vivendo um processo de aquecimento global que muda tudo, interferindo no clima das localidades. Não sabemos como será o inverno do próximo ano, a questão hídrica não pode sair da pauta dessa Casa", afirmou.

Salientando a necessidade da criação e organização de um cronograma hídrico compatível com a realidade regional, o vereador Olímpio Oliveira também destacou que é fundamental analisar se o volume de água comporta a necessidade para o fim do racionamento. "A situação da barragem ainda é crítica, a nossa preocupação é se a água da transposição que está entrando é compatível com a saída. Precisamos de um conselho gestor hídrico em Campina para atuar nessa questão", explicou.

Os parlamentares também discutiram e aprovaram,  durante a sessão ordinária, 59 requerimentos com matérias que beneficiam a população campinense e solicitam serviços primordiais para os bairros, como segurança e saúde.

0 Comentários