Iphaep vai retirar placas irregulares da Maciel Pinheiro no dia 05. Informação foi confirmada à Campina FM


A diretora do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Cassandra Figueiredo, confirmou ao jornalismo da Campina FM que o órgão, com o apoio da Secretaria de Serviços Urbanos e Meia Ambiente do Município (Sesuma), vai retirar placas irregulares das fachadas de prédios da Rua Maciel Pinheiro, no Centro de Campina Grande. A ação tem data marcada para acontecer, 05 de julho.

Segundo Cassandra, são prédios com fachada em arte decor e os proprietários já foram comunicados, mesmo porque se trata de um processo antigo. “Essa é uma determinação do Ministério Público do Meio Ambiente, desde 2010. Quando assumi o Iphaep, em 2015, iniciamos um processo de reuniões, de conversas, de encaminhamento de notificações, informando prazos, e agora será feita a retirada das placas que não foram regularizadas”, explicou.

Ela ressaltou que os casos são tratados individualmente, porque os critérios variam conforme dimensões do prédio e das próprias placas, e afirma que buscou prezar pelo diálogo com os proprietários, razão pela qual acredita que não haverá transtornos quando da retirada das placas no dia 05.

“Prédios antigos estão tendo suas fachadas completamente encobertas por placas publicitárias. Temos colocado nossos técnicos à disposição dos donos, para informar o tamanho permitido de cada placa, conforme o prédio. Nunca foi nossa intenção punir, penalizar ninguém, mas buscar o melhor caminho”, disse.

O OLHAR DO TURISTA

Ela lembrou que os prédios da Maciel Pinheiro estão dentro da área delimitada do centro histórico de Campina Grande. A diretora revelou um fato interessante. A ação para remoção das placas teria sido iniciada pelo promotor Eulâmpio Duarte depois que um turista reclamou por não conseguir visualizar a arte decor no centro histórico da Rainha da Borborema, por causa das placas nas fachadas dos estabelecimentos comerciais.

Esta semana, a Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande orientou os proprietários de imóveis no sentido de que atendam às orientações do Iphaep.

---------
Pintura: Margarete Aurélio Colaço Agra

0 Comentários