Associação que auxilia pacientes com câncer pede socorro. Água foi cortada por dívida de R$ 850


A crise econômica que afeta o país atingiu também as instituições filantrópicas e assistenciais, que sofrem para manter suas atividades diante da queda nas doações. É o caso da Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida, de Campina Grande, que enfrenta sérias dificuldades, ao ponto de o fornecimento de água ter sido cortado pela Cagepa, por causa de uma dívida de R$ 850.

De acordo com a assistente social Elaine Almeida, sem água, as atividades acabaram suspensas, prejudicando cerca de 100 pacientes atendidos pela associação. “Faz aproximadamente um mês que houve o corte e, depois disso, as caixas d’água acabaram secando. Vizinhos ajudaram, a gente mesmo traz água de casa, mas não tem como manter o funcionamento com atendimento a pacientes nestas condições”, explicou.

De acordo com Elaine, a queda nas doações provocou um agravamento da crise. “Infelizmente, as doações caíram muito e algumas dívidas acabam acumulando, como o aluguel, que a gente está devendo; o telefone já foi bloqueado; a energia foi cortada duas vezes; e, agora, a água”, conta. A instituição não recebe subvenção dos poderes públicos, embora haja um processo tramitando na Prefeitura de Campina Grande.

Na associação, os pacientes têm acesso a atividades ocupacionais, como oficinas de artesanato, assim como fisioterapia e atendimento psicológico, além de ajuda para realização de exames. Antes da crise, também recebiam cestas básicas, medicamentos e o transporte de casa para o hospital – porque o emplacamento do carro está vencido e não há recursos para o combustível.

COMO AJUDAR

Associação de Apoio aos Portadores de Câncer Esperança e Vida
- Rua Antônio Campos, 382, Alto Branco (mesma rua do restaurante Recanto do Picuí, em frente ao muro lateral do seminário)
- Funcionamento: de segunda a sexta, de 8h às 16h
- Telefone: 3341-6732 (funcionário vai buscar a ajuda)
- Conta Corrente: Banco do Brasil; Agência 3502-5; Conta Corrente: 29358-X

Nenhum comentário

.