Jornalismo

Profissional atuando desde 2008 no mercado, com passagem por todos os meios. Experiência, credibilidade e qualidade

Comunicação institucional

Profundo conhecimento da dinâmica e caminhos da comunicação institucional eficiente, quer no setor público, quer na esfera privada

Direito

Advogado com atuação na área cível em geral e foco em direito do consumidor, além de assessoria legislativa para supervisão e elaboração de projetos

Cursos online

Didática diferenciada, metodologia direta, clara e objetiva buscando a máxima eficiência do estudo

Blog

De olho em 2018, Raimundo Lira satura mídia em busca de difícil legitimidade política


Produto de uma excrescência da legislação eleitoral brasileira, a figura do novo senador biônico (uma referência aos senadores não eleitos da época do regime militar) permeia a Câmara Alta do Congresso. O roteiro do acesso destes políticos sem voto é, principalmente, o seguinte: um magnata sem tradição nem peso eleitoral é "escolhido" primeiro suplente de um candidato com grande relevância política; este se elege, cumpre o mandato por um período e, por qualquer razão, deixa o cargo, que cai no colo do “biônico”.

Essa deplorável tradição é mais comum, claro, nos estados mais pobres da federação, e a Paraíba, como não poderia ser diferente, tem todo um histórico da prática. O caso mais recente, com mandato ainda em curso, é o do senador peemedebista Raimundo Lira. Com um breve passado político, milionário que só vem a Paraíba de visita, foi suplente de Vital do Rêgo Filho, que se elegeu em 2014, virou ministro do Tribunal de Contas e deixou a desejada cadeira para o “herdeiro”.

Raimundo Lira, que teria chances nulas caso tivesse sido ele o candidato naquele pleito, manteve, desde a posse efetiva no mandato, uma postura pouco expressiva e discreta. Aqui, na pequenina e pobre Paraíba, mal era visto e raramente aparecia na imprensa. De tempos para cá, porém, isso mudou. A assessoria do suplente efetivado passou, de repente, a infestar a caixa de e-mails e as redes sociais dos jornalistas. Desde então, qualquer que seja o assunto, o peemedebista tem sempre algo a dizer.

Esse esforço todo de superexposição é uma tentativa de Lira de, vislumbrando o vácuo de lideranças políticas no estado, com, consequentemente, espaços a serem preenchidos com vistas ao pleito do ano que vem, tentar legitimar seu nome, ganhar tônus político, para, quem sabe, viabilizar uma candidatura à “reeleição” ou até - vai que dá! - ao Governo do Estado.

Sim, afinal de contas – deve pensar o senhor Lira – numa província em que Lígia Feliciano, Gervásio Maia e até um Buba Germano são tidos por nomes a serem considerados, por que não haveria chances para um senador que conquistou um dos mandatos mais disputados sem ter sequer um voto? Inteligente, Raimundo deve saber que o mandato biônico, por si, não garante expressividade política, mas, sem nada a perder, aposta na ideia de tentar criar a imagem de um congressista atuante para ganhar musculatura.

Por uma série de fatores, a estratégia enfrentará sérias dificuldades. No entanto, dado o atraso político da Paraíba, agravado pela plena ausência de lideranças relevantes, não chega a ser de todo impossível. Afinal, se em terra de cego, quem tem um olho é rei, e em terra de atraso quem não tem um voto é senador – deve pensar – por que não, quem sabe, senador de novo ou, vai que acontece, governador? O único inconveniente (para ele) caso o mais improvável ocorresse é que, virando governador, teria que morar na Paraíba. Teria Lira pensado nisso? 

Authorism Theme

Jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Comunicação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Direito

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.!

Cursos

4th one time fitness expert, wellness writer, personal trainer, group ex health coach. I am advocates of everything good in the fitness industry and of the people who make it great!

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.