Jornalismo

Profissional atuando desde 2008 no mercado, com passagem por todos os meios. Experiência, credibilidade e qualidade

Comunicação institucional

Profundo conhecimento da dinâmica e caminhos da comunicação institucional eficiente, quer no setor público, quer na esfera privada

Direito

Advogado com atuação na área cível em geral e foco em direito do consumidor, além de assessoria legislativa para supervisão e elaboração de projetos

Cursos online

Didática diferenciada, metodologia direta, clara e objetiva buscando a máxima eficiência do estudo

Blog

Análise - A recompensa de Ricardo Coutinho ao primeiro aliado na Câmara: uma assessoria


História

Talvez muitos não lembrem, mas o ex-vereador Napoleão Maracajá (PCdoB) foi o primeiro integrante da legislatura passada na Câmara Municipal a publicamente aderir ao governador Ricardo Coutinho, numa época em que o socialista, cumprindo seu primeiro mandato, enfrentava baixa popularidade na cidade e era alvo da indiferença dos aliados e dos cerrados ataques dos adversários.

Sozinho

Foi num tempo em que Coutinho ainda era aliado do senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e recebia o tiroteio permanente do grupo liderado pelo ex-prefeito Veneziano Vital do Rêgo (PMDB). Àquela época – recente, apesar das tantas idas e vindas políticas – o próprio Ricardo certa vez reclamou que vereadores aliados (a bancada ligada ao PSDB) não o defendiam.

Causa e efeito

Por sinal, esses parlamentares alegavam (sempre não publicamente) que não tinham porque defender o governador, já que sequer eram recebidos pelo chefe do Palácio da Redenção. Foi naquele cenário que Napoleão, muito mais conhecido por jogar no ataque que na defesa, passou a alinhar o discurso com o do socialista.

Quase ontem

Embora toda essa história remonte há coisa de três anos, muita água rolou sob a ponte da política tabajarina. Cássio e Ricardo viraram inimigos; Veneziano e Ricardo viraram aliados; Ricardo, reeleito com a ajuda de Veneziano, deixou o peemedebista na mão na eleição para prefeito de Campina; e agora, cumprindo seu segundo mandato, o socialista tem demonstrado pouco se importar com os políticos da cidade – aliás, dizem seus críticos que ele pouco se importa mesmo é com a cidade.

Expectativa

No ano passado, Maracajá – que, apesar da eleição em 2012, dava sinais de não ter força nas urnas (por razões a tratarmos em outra coluna) – ficou na primeira suplência, atrás de Saulo Noronha (SD) por 32 votos. A expectativa era (ou é) de que, dado seu histórico de “parceria” com Ricardo Coutinho, o comunista fosse agraciado com o apoio do governador, que, nomeando um vereador para o Estado – provavelmente Rodrigo Ramos – alçaria o suplente ao mandato.

Recompensa

Até agora, porém, não houve sinais efetivos do Palácio da Redenção nesse sentido – segundo o próprio Maracajá confirmou há poucos dias. E, esta semana, o ex-vereador foi contemplado com um cargo no governo. Porém, uma mera assessoria na pouco expressiva Secretaria da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido – cargo de quarto ou quinto escalão.

Sujeição

Com a “recompensa”, Ricardo Coutinho fortalece a “impressão” nutrida na cidade no tocante a sua relação com aliados. E Napoleão Maracajá, aceitando o cargo, se rebaixa politicamente, como, por sinal, o fizeram e fazem outros aliados do socialista, incluindo figuras que compunham a elite política paraibana, como por exemplo... Alto lá! Fica para a próxima análise.

Authorism Theme

Jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Comunicação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Direito

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.!

Cursos

4th one time fitness expert, wellness writer, personal trainer, group ex health coach. I am advocates of everything good in the fitness industry and of the people who make it great!

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.