Jornalismo

Profissional atuando desde 2008 no mercado, com passagem por todos os meios. Experiência, credibilidade e qualidade

Comunicação institucional

Profundo conhecimento da dinâmica e caminhos da comunicação institucional eficiente, quer no setor público, quer na esfera privada

Direito

Advogado com atuação na área cível em geral e foco em direito do consumidor, além de assessoria legislativa para supervisão e elaboração de projetos

Cursos online

Didática diferenciada, metodologia direta, clara e objetiva buscando a máxima eficiência do estudo

Blog

Opinião: Veneziano e Ricardo (ainda) mantêm discursos de aliados, mas trocam alfinetadas


De um lado o deputado federal Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), do outro o governador Ricardo Coutinho e seu pré-candidato em Campina Grande, o deputado estadual Adriano Galdino (ambos do PSB). Mas, embora os dois grupos se encaminhem para a disputa das eleições municipais, juntamente com o atual prefeito, Romero Rodrigues (PSDB) e outros candidatos que não contam com apoio de blocos tradicionais, como Artur Bolinha (PSOL), peemedebistas e a cúpula estadual socialista (leia-se Ricardo) tentam manter um discurso de moderação.

Veneziano aponta que vê com naturalidade a possível candidatura de Adriano, mesmo ressaltando que havia contado com a promessa de ser ele o candidato das oposições. Mas, o peemedebista, ciente de que poderá precisar do apoio do PSB no segundo turno, evita digladiar com o deputado. Mais que isso, Veneziano tem consciência que está à frente de Galdino e, assim, mantém o foco em seu adversário direto, Romero.

Ricardo Coutinho, por seu turno, centra fogo na gestão tucana, exalta o correligionário e busca demonstrar confiança no seu desempenho na campanha que virá. E, sobre Veneziano, faz questão de ressaltar que se trata de um aliado. O governador, no íntimo, certamente analisa que para chegar ao segundo turno, Adriano precisará superar o peemedebista, que, assim, também seria um apoio necessário em um eventual embate de segundo tempo entre o PSB e o PSDB.

Só que, para superar Veneziano, Galdino precisa fazer o eleitor saber porque ele seria melhor para a cidade que o peemedebista. E, por isso, tem sido menos ameno que Coutinho ao analisar o oponente, desferindo alfinetadas duras, como quando afirmou que Veneziano e Romero são iguais, que ambos representam grupos familiares e que seria ele, Adriano, a única alternativa para os campinenses. Ainda assim, o socialista trata o deputado federal como aliado.

Também por isso, mesmo sem mencionar Veneziano nominalmente, o governador volta e meia dispara petardos sobre a necessidade de a cidade romper a polarização familiar, se modernizar politicamente, superar o que considera atrasos.

Já Veneziano, embora centrado em Romero, aqui e ali também dá alfinetadas no presidente da Assembleia Legislativa, utilizando, para tal, geralmente a crítica indireta – embora algumas vezes venenosa. Um exemplo disso ocorreu nesta sexta-feira, quando, durante entrevista à Campina FM, ao falar amenamente sobre a relação PSB-PMDB, referindo-se à pré-campanha de Adriano, o ex-prefeito afirmou que o colega está começando a conhecer Campina Grande.

Só o desenrolar da campanha dirá até quando peemedebistas e socialistas conseguirão manter esse discurso de duas faces e a que nível de desgaste chegará essa relação. Tudo vai depender, muito provavelmente, do desempenho de Adriano Galdino no processo. Se o deputado sentir que pode chegar perto de Veneziano, com chances de superá-lo, a parcimônia de ambos os lados se esfacelará mais rapidamente que a barreira do Cabo Branco.

Authorism Theme

Jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Comunicação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Direito

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.!

Cursos

4th one time fitness expert, wellness writer, personal trainer, group ex health coach. I am advocates of everything good in the fitness industry and of the people who make it great!

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.