"Cidade Expressa" vai debater mobilidade urbana e transporte público como inclusão social


No próximo dia 03 de junho, a partir das 08 horas, no Teatro FACISA, em Campina Grande, será realizada a quarta edição do Seminário Cidade Expressa, promovido pelo Comitê Técnico de Mobilidade Urbana de Campina Grande. Este ano, o tema central será “Mobilidade Urbana e Transporte Público”. O evento será dividido em dois módulos temáticos, nos quais os especialistas apresentarão experiências nos temas propostos pelo seminário. 

Entre os convidados pelo CTMU estão o urbanista Nazareno Stanislau, do MDT – Movimento Nacional pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos; e o jornalista Marcos de Sousa, especialista em Mobilidade Urbana Sustentável, atuando na organização Mobillize Brasil. Na oportunidade, a Prefeitura Municipal fará a prestação de contas das ações e obras de Mobilidade Urbana realizadas em Campina Grande pela atual gestão, conforme previsto no Artigo 18 da Lei Complementar 095/15.

Promover mobilidade, inclusão social e o direito à cidade. Este é o principal desafio de Campina Grande nos próximos anos, segundo o coordenador do CTMU, Anchieta Bernardino. O crescimento urbano e da frota de veículos que congestiona ruas e avenidas, gerando demandas que deixam os gestores municipais com a enorme responsabilidade de administrar uma necessidade crescente de serviços essenciais sem contar, contudo, de uma estrutura adequada, dos pontos de vista financeiro e gerencial, completou ele.

Para a engenheira Valéria Barros, coordenadora do Plano de Mobilidade Urbana de Campina Grande, o “progresso” gerou um impacto no perfil das cidades, com repercussão no desenvolvimento econômico, provocado por essa nova realidade urbana. Para a engenheira, se faz necessário e urgente encontrar soluções para assegurar um processo de mobilidade urbana que ofereça serviços essenciais dentro de uma estrutura adequada, que garanta deslocamentos a pé, transporte por bicicletas, transporte por ônibus, e transporte individual. “Cada modalidade exercendo o seu papel dentro do contexto urbano respeitando a equidade do espaço urbano, ou seja, a justiça natural que faz com que se respeite imparcialmente o direito de cada um”, completou.

Durante o Seminário, o Comitê Técnico de Mobilidade Urbana fará a apresentação da prestação de contas das ações de mobilidade urbanas executadas no município, atendendo as diretrizes do Plano de Mobilidade e conforme as exigências do artigo 18 da Lei Complementar 095, que exige essa prestação de contas.

Frota ganha 15 novos ônibus

Ainda por ocasião do seminário, os Consórcios Santa Verônica e Santa Maria estarão incorporando à frota quinze novos ônibus, cumprindo mais um compromisso assumido pelas empresas com o Conselho Municipal de Transporte Público (COMUTP) no início do ano, representando um investimento de R$ 4,5 milhões.  Os ônibus estarão expostos em frente ao Teatro da Facisa, onde acontecerá o seminário, para o ato simbólico da entrega dos veículos à gestão municipal.

Além da renovação da frota, o COMUTP também foi atendido com a instalação de 20 abrigos nas paradas de ônibus ao longo do corredor da Av. Floriano Peixoto, no centro da cidade. Os novos abrigos representaram, para as empresas que integram os dois consórcios que exploram a atividade de transporte coletivo urbano em Campina Grande, um investimento de R$ 60 mil, aproximadamente.

Fonte: Assessoria

0 Comentários