Vereador Olimpio Oliveira volta a defender que Procon seja transformado em autarquia


Fonte: Assessoria

A proposta foi mais uma vez apresentada pelo vereador Olimpio Oliveira através do requerimento nº 152, datado de 16 de março de 2016, onde é solicitada ao prefeito Romero Rodrigues a elevação administrativa do Procon para a condição jurídico-institucional de autarquia. O requerimento foi aprovado, por unanimidade, pela Câmara Municipal na última Sessão Ordinária.

Segundo Olimpio, a transformação do Procon em autarquia serviria para fortalecer a luta em defesa do consumidor, pois suas competências seriam mantidas, entretanto, o órgão passaria a ter uma nova estrutura, com patrimônio próprio e gestão orçamentária específica, além da possibilidade de realizar concursos para a contratação de fiscais, sem falar da estruturação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos de seus funcionários. “O Procon é um órgão sustentável, é um gerador de receita, mas, lamentavelmente, sofre com a falta de investimentos, ou seja, arrecada muito para o bem dos outros. Ademais, o órgão necessita de autonomia para melhor defender os consumidores”, defendeu Olimpio.

Segundo a renomada doutrinadora do Direito Administrativo, Maria Sylvia Zanella di Pietro, “autarquia é uma pessoa jurídica de direito público, criada por lei, com capacidade de autoadministração, para o desempenho de serviço público descentralizado, mediante controle administrativo exercido nos limites da Lei”.

A proposta aprovada agora segue para a análise do prefeito Romero Rodrigues.

0 Comentários