Empresas de calçados da Paraíba buscam novas oportunidades de mercado em eventos


Os empreendedores do setor de calçados da Paraíba iniciaram o ano projetando a comercialização de mais de dois mil produtos em duas importantes feiras do setor. Esta semana, um grupo de empresários paraibanos participara da 20ª Rodada de Negócios da Moda Pernambucana, em Caruaru. Já entre os dias 15 a 17 de março, uma caravana estará presente na 40ª Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Equipamentos e Máquinas para Calçados e Curtumes (FIMEC) em Novo Hamburgo (RS).

A gestora interina do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Fabíola Vieira, destacou que o Sebrae tem estimulado a participação dos empresários em eventos que possam contribuir para novas oportunidades de mercado. “A parceria com o Sebrae, que subsidia financeiramente a participação dos empresários nos eventos, seja no formato de Feira ou Rodadas de Negócios, oportuniza aos empreendedores do setor coureiro-calçadista aprimorar as práticas, conhecer novas tecnologias, inovar, prospectar clientes e fechar negócios. Nestes ambientes, os empresários encontrarão novidades em acessórios, componentes, artefatos de couro, máquinas, produtos químicos e uma infinidade de lançamentos”, afirmou.

O empresário Gladson de Sousa, da Pekenos Mimos em Campina Grande, sempre participa dos eventos e considera satisfatório o resultado. “Um dos melhores eventos de calçados que participo, onde vendo muito, é Rodada de Pernambuco. Faço muito contatos e muitas vendas. Para este ano estou expondo 350 pés de calçados para bebês recém-nascidos, crianças até 4 anos de idade e baby bags”, comentou.

Para ele, a relação custo/beneficio nessas feiras está equilibrada. Nas duas últimas edições, o empresário obteve sucesso de vendas, mesmo em crise. Mas para alcançar esses resultados, Gladson disse que costuma fazer a ponderação do produto com o público esperado no evento. “O empresário tem que saber qual cliente vai alcançar. Levantar um estudo do que pode vir a ser funcional para o seu negócio serve também para alcançar resultados”, disse.

Evento paraibano  – Entre os dias 10 e 12 de maio, será realizada a 5ª edição do Gira Calçados, na Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), em Campina Grande. Este ano, o evento terá exposição de 60 indústrias calçadistas de cinco estados do Nordeste e 10 empresas que compõe a cadeia de suprimentos. Os expositores negociarão com 200 compradores das empresas varejistas selecionadas em todo o país. Mais de dois mil produtos serão expostos.

“As novidades deste ano são o showroom de produtos com as coleções dos fabricantes e os desfiles interativos, além da loja conceito. O espaço proporcionará aos participantes a oportunidade de conhecer tudo que é necessário para uma loja potencializar vendas. O objetivo é apresentar e destacar o Nordeste como o maior produtor e exportador de vestuário, calçados, acessórios e confecções do Brasil. Campina Grande realiza o evento porque é um importante centro de inovação, moda e tecnologia”, disse a gestora do Sebrae.

Fonte: assessoria

0 Comentários