Empreendedores buscam capacitações para melhorar gestão de empresas


O começo do ano é sempre um bom período para tirar ideias do papel e colocar em prática planejamentos pessoais e profissionais. Para quem é ou pretender ser dono do seu próprio negócio, janeiro é uma excelente oportunidade para buscar capacitações que possam contribuir para aperfeiçoamento profissional. Até o final do mês, o Sebrae Paraíba vai promover mais de 20 cursos nas agências de João Pessoa, Campina Grande e Guarabira.

De acordo com dados do Sebrae Paraíba, o número de pessoas interessadas em capacitação no início deste ano cresceu e foi preciso ampliar a grade de cursos para atender a demanda. “O início do ano é sempre um momento em que os empreendedores buscam por orientação. Este ano, estamos percebendo um interesse maior por capacitações, tanto para quem já tem o próprio negócio, como para quem pretende abrir uma empresa. Neste contexto de crise, é fundamental se capacitar para lidar de maneira mais eficiente com o momento econômico”, disse o superintendente do Sebrae Paraíba, Walter Aguiar.

Entre os cursos oferecidos até o final do mês, estão os de neurolinguística, nota fiscal eletrônica, habilidade gerenciais, oratória, relações humanas e interpessoais, técnica de vendas, matemática financeira, liderança, planejamento tributário, entre outros. Algumas capacitações são gratuitas e outras têm preços que variam entre R$ 30 e R$ 80.

A analista técnica do Sebrae Paraíba, Socorro Vasconcelos, informou que entre os meses de abril e maio será oferecido o curso de “Gestão Financeira: Do controle à decisão”, que tem como proposta traçar um diagnóstico, para que cada participante trabalhe com um plano de capacitação feito sob medida, com base nas necessidades reais da sua empresa. “O curso é voltado para empresários e gestores de empresas de pequeno porte (EPP) e microempresas (ME) com mais de dois anos de existência. Ao longo dos três meses, serão oferecidas 220 horas de capacitação”, destacou.

O curso será realizado em três meses, dividido em três fases. A primeira contará com workshop de oito horas mais duas horas de consultoria individualizada por empresa. A segunda terá duração de cerca de 90 dias, com 90 horas de dedicação, atendimento personalizado por empresa (pela internet) e um Workshop de quatro horas. A terceira e última fase contará com workshop de oito horas. No dia 24 de fevereiro, haverá uma palestra para apresentação do curso no Centro de Capacitação Empreendedora do Sebrae Paraíba, em João Pessoa, às 19h.

Durante o curso, os participantes terão a possibilidade de aprender a utilizar ferramentas, instrumentos e processos para organização, controle financeiro e melhor gestão do capital da empresa; determinar e gerenciar o capital de giro da empresa; realizar projeções financeiras e assegurar decisões estratégicas; analisar custos, despesas e investimentos para a determinação do preço de venda, avaliando a margem de contribuição e o ponto de equilíbrio;

elaborar planejamento orçamentário e maximizar resultados; comparar simulações financeiras e avaliar alternativas de mudanças estruturais na empresa e planejar estratégias empresariais, entre outros.

Balanço de capacitações - Em 2015, em todo o Estado, o Sebrae ofereceu quase 153 mil horas de consultoria, mais de 63 mil orientações técnicas e mais de 1,3 mil palestras, oficinas e seminários, além de 767 cursos, 15 feiras, oito rodadas de negócios e 128 missões e caravanas. Ao longo do ano passado, foram atendidos 27.524 pequenos negócios.

Fonte: Assessoria

0 Comentários