Procon de Campina Grande lança projeto de educação para o consumo


Ana Araújo - Ascom

Além do trabalho de atendimento ao público realizado na sede do Procon CG, o órgão irá lançar um programa de atividades pedagógicas na área de educação para o consumo, consolidadas por meio de ações de conscientização desenvolvidas para crianças de 10 a 14 anos, com o intuito de orientar a faixa etária para o consumo consciente.

Como material de apoio ao trabalho educativo, serão utilizadas cartilhas intituladas Pequenos Consumidores, uma adaptação do Código de Defesa do Consumidor direcionado ao público infantil. As ações promovidas pela equipe do Procon, busca  alertar acerca das leis que regem as relações de consumo, informando e esclarecendo  direitos básicos e deveres do Consumidor.

O conteúdo das apresentações tem foco nos conceitos básicos do CDC, em uma linguagem simples e de fácil entendimento.  Durante as exposições, serão explicadas definições sobre produto, serviço, defeito, garantia, prazos de validade, como deve ser a apresentação de rótulos e embalagens das mercadorias. Os alunos serão instruídos a identificar a prática de propaganda enganosa, fraudes comuns, além de receber dicas de como comprar um produto ou contratar um serviço com a máxima segurança nos ambientes físicos e online.

O Procon Municipal de Campina Grande entende que a criança também é consumidora. “Por meio do Projeto Educação para o Consumo, buscaremos informar crianças e jovens para que estes desenvolvam o espírito crítico necessário, garantindo a formação de cidadãos conscientes de seus direitos, que conheçam os preceitos de sustentabilidade e respeito ao meio ambiente. O conhecimento recebido pelas crianças tem efeito multiplicador com repercussão sobre o grupo familiar, o que torna o projeto ainda mais abrangente,” afirmou o Coordenador Executivo do órgão, Paulo Porto.

Para agendar as palestras, os interessados devem enviar ofício aos cuidados da secretária da coordenadoria executiva do Procon, indicando data e horários para realização.

0 Comentários