Meio ambiente: frota de ônibus urbano de Campina Grande passa por vistoria


A frota de ônibus do transporte público de passageiros de Campina Grande está sendo submetida a um programa de melhoria da qualidade do ar e redução de poluentes. Trata-se do programa Despoluir, que é coordenado e executado pela Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste – FETRONOR.

O programa tem como objetivo combater a emissão de poluentes no setor de transportes de passageiros, através do monitoramento da frota de ônibus em circulação na cidade. Até sexta-feira, 13 de fevereiro, o Programa vai vistoriar a frota de ônibus de Campina Grande, composta de 220 veículos.

Como funciona: uma unidade móvel do programa, equipada com opacímetro (aparelho que mede o nível de fumaça emitido pelos motores ciclo diesel) visita sistematicamente às empresas.

Os motores dos veículos são analisados pelo equipamento que está conectado a um computador, gerando automaticamente os resultados sobre os níveis de emissão de fumaça, conforme os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA (resolução nº 16/1995 e nº 251/99)¹. Nas situações em que os resultados ultrapassem os limites da legislação, a empresa é notificada sobre os veículos reprovados e o Programa Despoluir volta a analisar o mesmo ônibus num período de 90 dias. Os veículos aprovados recebem o SELO DESPOLUIR, onde possui validade de até 180 dias.

Prêmio TransportAR de Responsabilidade Ambiental

No próximo dia 06 de março, em Campina Grande, a FETRONOR estará realizando a solenidade de entrega do II Prêmio TransportAR de Responsabilidade Ambiental 2014. O Prêmio destina-se às empresas do setor que aplicam em suas atividades operacionais, métodos e ferramentas que visam minimizar os efeitos da poluição nos estados de Alagoas , Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco

O programa é uma iniciativa Confederação Nacional do Transporte (CNT) em parceria com a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), em operação nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

O Sitrans-CG ao longo de todo programa se tornou uma grande aliado, transmitindo à sociedade e empresas de transporte de passageiros de Campina Grande a preocupação ambiental do setor.

Fonte: Assessoria

0 Comentários