Momento histórico: Caminhoneiro dos "Pioneiros" será homenageado com medalha na Câmara Municipal


O plenário da Câmara Municipal de Campina Grande, que já foi espaço de justa homenagem a personalidades políticas, empresários, médicos, autoridades e intelectuais, além de integrantes de outros segmentos (e muitas homenagens nem tão justas assim), será palco, nos próximos dias, de uma solenidade para entrega da Medalha de Honra ao Mérito Municipal a um caminhoneiro aposentado, o senhor José Firmino dos Santos.

A propositura é de autoria do vereador Alexandre do Sindicato (PROS) e foi aprovada nesta quarta-feira, 10. José Firmino é o caminhoneiro que trouxe do Rio de Janeiro, em 1964, as estátuas que compõem o monumento dos “Pioneiros da Borborema”, imagem-símbolo e cartão-postal da cidade, instalado às margens do Açude Velho por ocasião das comemorações do centenário de emancipação política da Rainha da Borborema.

“Hoje, o monumento é peça fundamental ao acervo e à personalidade histórica e cultural da Rainha da Borborema. Mas, além dos méritos daqueles que o idealizaram e do artista que o concebeu, também há mérito para esse caminhoneiro, afinal, não fosse seu zelo no transporte, seu cuidado, sua dedicação durante duas semanas, um descuido poderia ter danificado as estátuas, quem sabe fazendo com que jamais essa peça tão e tão importante viesse a ser instalada”, registrou Alexandre, na propositura da honraria.

Sobre o ex-caminhoneiro, Alexandre do Sindicato afirmou que “esta é a Casa do Povo, e o povo de Campina Grande sentir-se-á profundamente satisfeito em ver o plenário ocupado por um idoso ex-caminhoneiro, a ser homenageado, reconhecido por uma contribuição que foi, sim, valiosa à nossa História”. 

O vereador acrescentou que “esta será uma homenagem que nos honrará a todos, que abrilhantará essa página da nossa cidade, quando festejamos o sesquicentenário de emancipação política da Rainha da Borborema”. A data de entrega da medalha de honra ao mérito municipal ao caminhoneiro aposentado José Firmino dos Santos será definida nos próximos dias.

0 Comentários