Agricultores de assentamento em Campina Grande participam de capacitação em alimentos


Doze agricultores do Assentamento Santa Cruz, localizado na zona rural do município de Campina Grande, participaram nesta quarta e quinta-feira, dias 3 e 4, de uma capacitação em beneficiamento de alimentos, onde aprenderam a produzir bolos, salgados e biscoitos. Nesta sexta-feira, dia 5, às 10h, na sede da Associação dos Moradores do Assentamento, será inaugurada a Unidade Demonstrativa onde o grupo União Renovada, formado pelos assentados, passará a produzir os alimentos que serão comercializados por eles na região, gerando assim uma fonte de alternativa não-agrícola.

O Santa Cruz é um dos 31 assentamentos de reforma agrária que recebem assessoria técnica, social e ambiental da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), cooperativa contratada pelo Incra-PB. A Unidade Demonstrativa será implantada a partir de reuniões entre os técnicos da COONAP, a assistente social Rosemary Gomes e o engenheiro agrônomo Flávio de Albuquerque, e os assentados, que discutiram sobre as suas necessidades e aptidões, chegando à implantação da UD de beneficiamento de alimentos.

Na Unidade Demonstrativa do Assentamento Santa Cruz, foram investidos aproximadamente R$ 10 mil na reforma e compra de equipamentos. As UDs têm sido implantadas nos assentamentos de acordo com as peculiaridades de cada um deles - banco de sementes, beneficiamento de alimentos, beneficiamento de polpas, horticultura, e têm servido de modelos para que, a partir de intercâmbios entre os assentados, outros projetos sejam elaborados e implantados. 
Karina Araújo - assessoria    

0 Comentários