Campanha contra sarampo e poliomielite começa no sábado em Campina Grande


A campanha contra sarampo e poliomielite em Campina Grande começa no próximo sábado, 08, com “Dia D” de vacinação e segue até o dia 28, tendo outro “Dia D” em 22 de novembro. A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar mais de 30 mil crianças contra a pólio e mais de 26 mil contra o sarampo.

A abertura oficial da campanha será no Centro de Saúde Francisco Pinto, no Centro da cidade, mas todas as Unidades de Saúde da Família estarão abertas no sábado das 8h às 17h com a vacinação. No dia 22, a ação vai se repetir e nos dias da semana até 28 de novembro as unidades, os Centros e a Policlínica vão oferecer a vacina.

De acordo com a coordenadora de Imunização do Município, Miralva Cruz, a vacina já é ofertada rotineiramente na rede, mas a ideia com a campanha é fazer com que mais crianças sejam imunizadas. É necessário que as mães levem o cartão de vacina.

Serão dispostas 34.257 vacinas contra a poliomielite e 26.721 contra o sarampo, que na verdade é a tríplice viral, imunizando também contra caxumba e rubéola. "Apesar de há muito tempo não termos registros dessas doenças na cidade, é importante que as crianças sejam vacinadas porque é justamente por causa da vacina que não temos vítimas dessas complicações", explicou Miralva.

As gotinhas da pólio serão cedidas aos bebês que têm entre seis meses e um ano de idade e as crianças que têm de 12 meses a cinco anos podem receber a injeção da tríplice viral e a imunização da poliomielite também.

Conhecida como paralisia infantil, a pólio é uma doença infectocontagiosa, causada por um vírus e que paralisa os membros inferiores. Desde 1990 o Ministério da Saúde não registra nenhum caso no país. Não há contraindicações para a vacina. O sarampo também é infectocontagioso e provoca febre, manchas e pneumonias, mas desde 1975 Campina Grande não tem casos registrados. A vacina pode provocar efeitos como vermelhidão, dor e febre e deve ser evitada em crianças que já estejam com febre aguda.

Fonte: Codecom

0 Comentários