Jornalismo

Profissional atuando desde 2008 no mercado, com passagem por todos os meios. Experiência, credibilidade e qualidade

Comunicação institucional

Profundo conhecimento da dinâmica e caminhos da comunicação institucional eficiente, quer no setor público, quer na esfera privada

Direito

Advogado com atuação na área cível em geral e foco em direito do consumidor, além de assessoria legislativa para supervisão e elaboração de projetos

Cursos online

Didática diferenciada, metodologia direta, clara e objetiva buscando a máxima eficiência do estudo

Blog

Vitória de Ricardo Coutinho redesenha cenário político da Paraíba


O governador Ricardo Coutinho (PSB) assegurou sua reeleição neste domingo, 26, ao superar nas urnas o senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que chegara à eleição como franco favorito. O socialista totalizou 1.125.956 votos (o equivalente a 52,61% do total válido), contra 1.014.393 (47,39%) do tucano.

A vitória de Ricardo traz em seu bojo uma série de implicações do ponto de vista do cenário histórico e do alinhamento de forças políticas da Paraíba. Pelo enfoque estadual “macro” desse cenário, o resultado confirma o fim do maranhismo, a posição secundária do reguismo (repita-se, no plano estadual) e consolida a polarização do quadro político entre o ricardismo e o cassismo.

O reguismo, contudo, embora secundário em relação às duas principais correntes no plano estadual, sai fortalecido na Serra da Borborema. Além disso, o desfecho das eleições já indica um possível cenário para daqui a quatro anos, com Veneziano Vital do Rêgo (PMDB), agora deputado federal eleito, e o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), despontando como possíveis candidatos à sucessão no novo grupo de Ricardo – o favoritismo deve ser pró-Cartaxo.

A refrega agora encerrada também já encaminha, evidentemente, o cenário de 2016, com a provável volta de Veneziano à disputa no município e o possível apoio do governador a Cartaxo na capital. Todas essas conjecturas de alianças, entretanto, são ainda instáveis, tendo em vista a rotatividade e o pragmatismo que marcam as construções de parcerias na política paraibana e, sobretudo, no ricardismo.

Cássio, por sua vez, se vê diante da sua primeira derrota e é nessa nova esteira que precisará, após a necessária avaliação do resultado deste domingo, manter a condução da sua corrente já nos próximos meses, tendo como tarefas iniciais conter a debandada de aliados e buscar, junto com seu agrupamento, trabalhar para reconquistar importantes cidades – incluindo a capital – e manter-se à frente da Prefeitura de Campina Grande.

As eleições de 2016, por sinal, “começam” deste já, e Campina já tem, inclusive, pelo menos quatro pré-candidatos.

Authorism Theme

Jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Comunicação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Direito

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.!

Cursos

4th one time fitness expert, wellness writer, personal trainer, group ex health coach. I am advocates of everything good in the fitness industry and of the people who make it great!

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.