Agricultores de Sergipe realizam intercâmbio e visitam Feira da Reforma Agrária em Campina

Quarenta e sete agricultores de Sergipe estarão visitando, nesta quinta-feira, 23, a Feira Agroecológica da Reforma Agrária, que acontece semanalmente na praça Clementino Procópio, no centro de Campina Grande. A visita faz parte do intercâmbio interestadual que está sendo realizado pelo Centro Comunitário de Formação em Agropecuária Dom José Brandão de Castro, de Poço Redondo, Estado de Sergipe, e que teve início desde a última segunda-feira, 20. Dentro da programação do intercâmbio, também foi realizada na terça-feira uma visita ao Assentamento Antônio Eufrouzino, em Campina Grande.

A feira, que acontece nesta quinta-feira pela terceira vez, tem início às 6h e é uma iniciativa da equipe técnica da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), que oferece assessoria técnica, ambiental e social aos assentamentos de reforma agrária que comercializam no local produtos sem agrotóxicos e adubos químicos. Depois de visitarem a feira, os agricultores de Sergipe estarão conhecendo uma experiência de Juventude Camponesa Agroecológica no município de Lagoa Seca. O intercâmbio será encerrado na sexta-feira, com o retorno dos agricultores para Sergipe.

Entre os objetivos da Feira Agroecológica da Reforma Agrária estão a promoção de alternativas de comercialização dos produtos cultivados pelos pequenos agricultores, favorecendo a agricultura familiar e produtos que promovam saúde e qualidade de vida. Na feira são comercializadas hortaliças, frutas, queijos, manteiga, doces, ovos, galinhas, garrafadas feitas com plantas medicinais, artesanato, mel, bolos, biscoitos, tapiocas e beiju, entre outros produtos.

Além dos incentivos financeiros do governo federal, através do Incra/PB, a Feira Agroecológica da Reforma Agrária é realizada em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, através das secretarias de Agricultura, Infraestrutura e de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), além do Nera (Núcleo de Extensão Rural e Pesquisa Agroecológica) da UEPB e IDS (Instituto de Desenvolvimento Social).

Assessoria - Karina Araújo

0 Comentários