Técnicos da Coonap apresentam projetos do Procase desenvolvidos em assentamentos do Semiárido

Técnicos da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção) estarão apresentando, nesta quinta-feira, 4, projetos do Procase  (Projeto de Desenvolvimento Sustentável do Cariri, Seridó e Curimataú), que são desenvolvidos nos assentamentos localizados nestas regiões do Estado e que recebem assessoria técnica, ambiental e social da cooperativa. A apresentação está inserida na programação da “Oficina de Planejamento dos Projetos do Procase”, que acontece na quinta e sexta-feira, no Day Camp Hotel Fazenda, em Campina Grande, e é promovida pelo IDS (Instituto de Assessoria a Cidadania e ao Desenvolvimento Sustentável).

Os técnicos da COONAP, Eriosvaldo Medeiros (técnico em agroindústria), José Diniz das Neves (engenheiro agrícola), Spachson Souza (engenheiro agrícola) e Herta Costa (assistente social), estarão acompanhados por Claudino de Oliveira, presidente da Associação dos Moradores do Assentamento Olho D’Água, localizado no município de São Vicente do Seridó. O Procase tem o objetivo de melhorar, de maneira sustentável, a renda agrícola e não agrícola, os ativos produtivos, as capacidades organizacionais e as práticas ambientais nas áreas rurais mais carentes da região semiárida da Paraíba.

O projeto é resultado de parceria entre o governo do Estado e o Fida (Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola), com investimento de aproximadamente R$ 100 milhões, sendo 50% dos recursos oriundos do Fida e 50% do governo, para um período de seis anos. A “Oficina de Planejamento dos Projetos do Procase” tem como finalidade construir um calendário conjunto de ações de Ates para os projetos do Procase, definir propostas de investimentos ambientais nos assentamentos contemplados e discutir as políticas públicas para os projetos.

O evento começa às 8h desta quinta-feira com a apresentação dos participantes e dos objetivos da oficina, seguida de apresentação do Procase feita por Miguel David, da Gerência de Desenvolvimento Produtivo. Depois, acontecem as apresentações dos técnicos da COONAP e Cooptera. À tarde, Miguel David apresenta o Plano de Ações do Procase para os projetos conveniados com os assentamentos, seguida do Calendário de Ações e Alternativas de Políticas Públicas para os projetos do Procase: Terra Sol e Terra Forte, com o Incra/PB.

Na sexta-feira, 5, a partir das 8h, os técnicos da COONAP farão apresentação dos aspectos ambientais dos assentamentos da cooperativa com projetos do Procase, mesmo tema que será apresentado em seguida pelos técnicos da Cooptera. Ainda pela manhã, Miguel David apresentará as Ações Ambientais do Procase e o evento será encerrado com o Planejamento das Ações Ambientais para os Assentamentos com Projetos do Procase.

Karina Araújo - Assessoria

0 Comentários