Prefeito entrega dez novos ônibus coletivos e assegura renovação de 20% da frota

Os usuários do sistema de transporte coletivo de Campina Grande receberam nesta terça-feira, 19 de agosto, dez novos ônibus que passaram a fazer parte da frota do município. O investimento foi de aproximadamente R$ 4 milhões (cerca de R$ 400 mil por ônibus) e representa o início do processo de renovação de 20% da frota local, composta atualmente por 220 veículos destinados ao transporte coletivo de passageiros.

Os novos veículos, que pertencem à empresa Transnacional, do Grupo A. Cândido, foram entregues no pátio em frente à Superintendência de Trânsito e Transporte Público (STTP), com as presenças do prefeito Romero Rodrigues, diretores do Grupo A. Cândido e membros do Conselho Municipal de Transporte Público (COMUTP).

O prefeito Romero Rodrigues lembrou que a aquisição desses novos veículos estava assegurada pelas empresas do transporte coletivo desde julho passado, em atendimento às exigências do COMUTP. "Desde o início da gestão havia o compromisso de renovação da frota, o que foi garantido quando da última reunião do Conselho. Quando decidiu-se pelo reajuste da tarifa, houve o compromisso, acordado com os empresários do sistema de transporte coletivo, de renovação da frota ", declarou Romero.

Segundo Romero Rodrigues, além dos dez veículos entregues nesta terça-feira, outros dez coletivos zero quilômetro serão entregues à população de Campina Grande nos próximos meses, garantindo a renovação de 20% da frota atual. Além de veículos novos, haverá ainda neste ano a entrega de 13 ônibus seminovos. "Gradativamente, será feita a renovação da frota", disse o prefeito.

Na opinião de Socorro Nascimento, membro da União Campinense de Equipes Sociais (UCES) e do COMUTP, a aquisição desses novos veículos comprova a abertura de diálogo entre a PMCG, por meio da STTP, e as empresas que fazem o transporte de passageiros da cidade. "O prefeito Romero Rodrigues dá acesso para que possamos trabalhar de igual para igual, tirando a visão de que a COMUTP trabalha apenas para o reajuste de passagem, mas mostrando à população que a COMUTP trabalha em favor da melhoria do transporte público para a população", declarou.

Os dez novos veículos entregues dispõem de equipamentos que facilitam o acesso de usuários que apresentam deficiência física, a exemplo dos cadeirantes. Todos os veículos serão abastecidos com o óleo diesel S10, cujas análises comprovaram ser menos poluente que outros disponíveis no mercado, além de permitir uma melhor ignição do automóvel.

O diretor executivo da Comtranslegal, Anchieta Bernardino, disse que a renovação da frota oferecerá ao usuário um serviço mais rápido e eficiente. Os próximos dez ônibus que serão entregues ainda neste ano, segundo Anchieta, deverão ser da empresa Nacional. Há ainda estudos para viabilizar o financiamento de veículos novos para empresas de menor porte que integram o sistema de transporte coletivo.

Codecom

Nenhum comentário

.