Assentados do litoral fazem intercâmbio e trocam experiências em assentamento de Campina Grande


Agricultores de 12 assentamentos localizados em diversos municípios do litoral sul da Paraíba realizaram, na última quinta-feira, um intercâmbio no Assentamento José Antônio Eufrouzino, que fica no distrito de São José da Mata, zona rural de Campina Grande. Os assentados visitantes recebem assistência técnica da Consplan e, de acordo com a engenheira agrônoma da cooperativa, Celeida Queiroz Lima da Nóbrega, o intercâmbio teve como principal objetivo que os assentados conhecessem o Banco de Sementes implantado pelo Coletivo Unidos no Campo no assentamento de Campina Grande.

Os assentados pretendem implantar um Banco de Sementes e o intercâmbio vai permitir que eles conheçam o funcionamento e possam ter êxito na sua implantação, explicou a técnica da Consplan. “O Banco de Sementes será implantado inicialmente no Assentamento Campo Verde, no município de Pedras de Fogo, e servirá de projeto piloto para os demais”, acrescentou. Os assentados também visitaram a silagem e o lote de Marcos Eloi Souza Barbosa, que é presidente da Associação Coletivo Unidos no Campo, e a visita foi encerrada com a exibição de um vídeo que conta a história de formação do grupo.

Além dos agricultores que integram o “Unidos no Campo”, os assentados foram recepcionados pelo técnico em agroindústria Josiel Carlos Felipe da Silva e pelo engenheiro civil Fernando Gomes Júnior, da COONAP (Cooperativa de Trabalho Múltiplo e Apoio às Organizações de Autopromoção), que presta assistência técnica, social e ambiental ao Assentamento José Antônio Eufrouzino.    

Os assentados que estiveram participando da visita ao “José Antônio Eufrouzino” são dos assentamentos localizados nos municípios de Pedras de Fogo (Itabatinga, Engenho Novo, Campo Verde, Nova Tatiane, Santa Terezinha e Nova Aurora), Caaporã (Capim de Cheiro), Alhandra (Litoral Sul), Conde (Rick Charles e Gurugi 2) e Pitimbu (1º de Março e Trincheiras).

Karina Araújo - assessoria

0 Comentários