Rômulo Gouveia e presidente do TCU discutem governança e desenvolvimento


O vice-governador Rômulo Gouveia participou nesta segunda(19) de um evento promovido pela Federação das Indústrias do Estado da Paraíba onde foi discutido a contribuição do Tribunal de Contas da União para a governança e o desenvolvimento. O evento, que aconteceu na sede da FIEP em Campina Grande, contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas da União, o Ministro João Augusto Ribeiro Nardes.

Augusto Nardes esta Paraíba, nesta segunda e terça (19 e 20), apresentando um sistema que visa melhorar o acompanhamento e a governança pública nos estados, municípios e em toda federação, apresentando os “gargalos da gestão pública”.

“Nós condenamos muita gente, mas somente isso não é suficiente, o país não muda só condenando, tem que continuar fazendo a chamada, auditoria de conformidade e de capacidade de indicar onde estão os gargalos”, destacou o presidente do TCU.

Já Francisco Benevides Gadelha, presidente da FIEP, disse que o evento serve como interação entre os gestores e o tribunal de contas da união, “acompanhando o desenrolar das obras, não com objetivo punitivo e sim de auxiliar”. O presidente do Tribunal de Contas da Paraíba, Fábio Nogueira, disse que o órgão vem fazendo um “trabalho didático, no sentido de preparar os gestores, através das escolas de contas e cursos de capacitação”.

Rômulo Gouveia destacou a importância do acompanhamento por parte do tribunal de contas, como sendo um trabalho, “didático e pedagógico, uma forma de orientar e poder construir uma prévia análise das contas”.

O vice-governador também lembrou que foi o, então conselheiro, Augusto Nardes, que “destravou” a obra de duplicação da BR 230 entre João Pessoa e Campina Grande. Rômulo falou que o gestor tem que ter a responsabilidade de lidar com os recursos públicos.

“Em todos os cargos que ocupei, na presidência da câmara de vereadores de Campina Grande, na presidência da Assembleia Legislativa, como secretário de estado e hoje no pequeno orçamento da vice-governadoria, tenho tido todo um cuidado com o acompanhamento e todas as minhas contas foram aprovadas”.

Na Câmara dos Deputados, quando representava o povo paraibano como deputado federal, Rômulo Gouveia foi presidente da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle, dando os primeiros passos no acompanhamento e fiscalização das obras para a Copa 2014 e as Olimpíadas de 2016.

Estavam também no evento, o ex-deputado Enivaldo Ribeiro, o secretário de obras de Campina Grande, representado o prefeito Romero Rodrigues, André Agra, o vice-presidente da OAB-PB Vital Bezerra Lopes, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Campina Grande, Álvaro Barros, os reitores da UEPB e UFCG, Edilson Amorim e Rangel Júnior, além do conselheiro do tribunal de contas da Paraíba Fernando Catão.

Assessoria

0 Comentários