Concessionárias terão que plantar uma árvore para cada carro vendido, estabelece projeto de Alexandre do Sindicato


Tramita na Câmara Municipal de Campina Grande Projeto de Lei Ordinária de autoria do vereador Alexandre do Sindicato (PROS) que pretende instituir a obrigatoriedade do plantio de uma árvore por cada carro novo vendido pelas concessionárias de Campina Grande. Segundo o projeto, o plantio deverá ser efetuado até dois meses após a venda do veículo.

As árvores deverão ser plantadas em áreas determinadas pela Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente, que ficará responsável pelo gerenciamento do programa, inclusive emitindo comprovante de plantio pelas concessionárias. A matéria ainda prevê multa por descumprimento de 150 Unidades Fiscais de Campina Grande, para cada carro comercializado.

Alexandre do Sindicato lembrou que, “em junho de 2013, o saudoso professor Ivan Coelho, que coordenava o programa ‘Adote uma Árvore’, da UEPB, explicou, durante sessão especial no plenário desta egrégia Casa, que o déficit arbóreo de Campina Grande era da ordem de 600 mil árvores”. E pondera: “Número impressionante, que mostra bem o tamanho do desafio para a nossa cidade neste quesito”.

A justificativa do projeto também aponta que, segundo especialistas, “uma árvore isolada pode transpirar, em média, 400 litros de água por dia, produzindo um efeito refrescante equivalente a cinco condicionadores de ar com capacidade de 2.500 kcal cada, funcionando 20 horas por dia”. 

Conclui o vereador alegando que o projeto “não implica em nenhuma demanda de grande complexidade para as empresas. É, na realidade, uma ação simples, com potencial, inclusive, de agregar valor aos referidos empreendimentos, que poderão aproveitar sua execução para otimização da própria imagem em termos de responsabilidade ambiental”.

0 Comentários