EDUEPB disponibiliza e-books “Jornadas de Junho” e “Campina Grande hoje e amanhã”, este com artigo de nossa autoria

Da assessoria da UEPB

A Editora da Universidade Estadual da Paraíba está disponibilizando para o público em geral os dois e-books lançados pela EDUEPB este ano: “Campina Grande hoje e amanhã”, organizado pelos professores Rangel Junior e Cidoval Morais, e “Jornadas de Junho: repercussões e leituras”, que conta com a organização dos professores Cidoval Morais e Arão de Azevedo.

O e-book “Campina Grande hoje e amanhã” faz parte de um projeto editorial mais amplo que visa, em linhas gerais, contribuir para a construção de um Fórum Permanente de Discussões sobre questões críticas para o desenvolvimento dos municípios paraibanos. A obra é o primeiro volume de uma série e tem como fonte de motivação as comemorações dos 150 anos de emancipação política do município.

Mais do que uma homenagem à Rainha da Borborema, a coletânea, heterogênea em sua composição autoral, teórica e ideológica, busca enfrentar mitos (como o da vocação para ser grande) e apresentar um conjunto de reflexões, preocupações e contribuições sobre temas que vão da infraestrutura, passam pelo trabalho, discutem o abastecimento e a mobilidade urbana e não deixam de fora a questão da arte e da cultura.

Já “Jornadas de Junho: repercussões e leituras” torna público um conjunto de leituras livres sobre os fatos midiatizados como Jornadas de Junho, que marcaram o segundo semestre de 2013 em dezenas de cidades brasileiras, começando por São Paulo.

A obra está fortemente influenciada por outra (Cidades Rebeldes) publicada no calor dos acontecimentos, pela Editora Boi Tempo, em parceria com Carta Capital, em versão impressa e eletrônica, e como parte da coleção Tinta Vermelha, que tem por meta a publicação de livros de intervenção e teorização sobre os acontecimentos atuais.

A EDUEPB convocou autores paraibanos, acadêmicos e não acadêmicos a expressarem leituras, opiniões, imagens, versos que, de algum modo, provocassem uma reflexão sobre o sentido das Jornadas. Não foram poucas as respostas obtidas, que foram preservadas tal e qual no e-book, que permanece como obra aberta, o que significa que a convocação/provocação continua no ar, esperando novas e criativas contribuições.

Com este e-book, a Editora da UEPB inaugura o conceito de obra flexível, que se mantém em permanente processo de atualização e incorporação de novas leituras e reflexões e que permite, também, aos autores, revisitarem periodicamente seus textos.

Confira os e-books:


0 Comentários