Tovar participa de audiência pública no Senado sobre o Açude de Boqueirão


O secretario chefe de Gabinete da Prefeitura de Campina Grande, Tovar Correia Lima, representou o prefeito Romero Rodrigues hoje pela manhã na audiência pública na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado sobre o açude Epitácio Pessoa, na Paraíba, conhecido como Boqueirão.

Construído pelo Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) na década de 1950, o Boqueirão abastece a cidade de Campina Grande e mais 19 municípios na Paraíba e atende a mais de um milhão de pessoas.

Devido à intensa seca pela qual passa o semiárido nordestino atualmente, o Boqueirão está atualmente com 40,03% de sua capacidade de armazenamento de água (dado de 20/11). Por isso, a ANA está monitorando a situação do açude diariamente.

A Agência estabeleceu regras para mitigar os efeitos da seca e garantir o abastecimento das cidades. Por isso, apenas produtores rurais com até cinco hectares estão autorizados a retirar água do açude para irrigar suas plantações.

Caso não chova o suficiente até o final de fevereiro, essa restrição poderá aumentar ou a irrigação na região poderá ser suspensa, dependendo do cenário.

A ANA fez o batimento do açude (que verifica níveis de sedimentos e consequente capacidade real de armazenamento de volume de água) e concluiu que a capacidade do Epitacio Pessoa está preservada.

Assessoria

0 Comentários