Presença de professor e político em tribuna livre na CMCG irrita ativistas pró-revitalização do Bodocongó

Na última terça-feira, 19, a Câmara Municipal de Campina Grande concedeu espaço, através da chamada tribuna livre, para o professor e político Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira tratar a respeito das atuais condições do quase centenário Açude de Bodocongó, que agoniza em face do avançado processo de assoreamento e da poluição das suas águas.

Presente para acompanhar a sessão, ao saber do tema da tribuna livre, o radialista e político Vicente Gouveia, que chegou a ocupar, na condição de suplente em exercício, uma cadeira na Câmara Municipal na década de noventa, não disfarçou sua irritação e retirou-se da casa. Hoje pela manhã, questionado pelo blog, ele confirmou o mal-estar.

“Para mim causou muita surpresa chegar aqui na Câmara e me deparar com uma tribuna livre para discutir o tema Açude de Bodocongó. Nós não estávamos informados, os demais integrantes do comitê não estavam informados, tanto que pouco o rapaz que usou a tribuna mencionou o nome do comitê e de pessoas que fazem parte desse trabalho”, declarou o radialista.

Vicente reclamou do fato de o comitê que há anos luta pela causa ter sido, no entendimento dele, ignorado. “No mínimo, ele (Ramiro) teria que ter comunicado, convidado, porque queremos que as pessoas se unam no sentido de ver o Açude de Bodocongó revitalizado. Agora, você fazer um trabalho, acho que não vai surtir muito efeito. No mínimo, esse cidadão poderia ter nos convidado para participarmos da tribuna livre”, se queixa.

Ressabiado com eventuais oportunismos de última hora, quando o poder público dá sinais de que o velho açude finalmente deverá ser revitalizado, Vicente Gouveia lembra que a luta em favor do Bodocongó é antiga e reúne diversos segmentos da sociedade, não sendo batalha de um homem só.

“Nós temos o comitê pela revitalização do Açude de Bodocongó há pelo menos oito anos. Um comitê constituído por diversas entidades comunitárias da cidade, inclusive a Pastoral Operária, igrejas, a SAB, a própria Associação de Lavadores lá do açude, a UEPB, a UCES, essas entidades que sempre lutaram conosco”, listou Vicente.

Na noite da mesma terça-feira da controversa tribuna livre, a Prefeitura Municipal de Campina Grande anunciou que o edital de licitação para as obras de revitalização do Açude de Bodocongó deverá ser lançado no mês que vem. Há, ainda, o projeto do Governo do Estado, com ordem de serviço já assinada, para urbanização da área.

Ramiro Pinto foi candidato seis vezes a cargos no legislativo (Câmara Municipal, Assembleia Legislativa e Câmara Federal). No último pleito, em 2012, obteve 427 votos, concorrendo pelo PCdoB. Vicente Gouveia disputou cinco eleições, todas para vereador. Em 2012, concorrendo pelo PTC, obteve 394 votos.

1 Comentários

Caro Sr. Lenildo Ferreira, bom abençoado dia!

Escrevemos a Va. Sa. para rogar “Direito de Resposta” da matéria publicada em vosso blog, no link: http://www.lenildoferreira.com.br/2013/11/presenca-de-professor-e-politico-em.html .

Esclarecemos a Va. Sa. que estivemos na última terça-feira, 19 de novembro, ocupando a Tribuna Livre da Câmara Municipal de Campina Grande, como integrante do “Movimento Viva Bodocongó”, para: primeiro, denunciar a contaminação do Açude de Bodocongó por 12 tipos diferentes de cianobactérias apresentado por estudos recentemente publicado e pedir sua interdição para banho e consumo; e segundo, para solicitar Audiência Pública para discutir a “reurbanização” do Açude de Bodocongó com a presença do Governo do Estado da Paraíba, Prefeitura Municipal de Campina Grande; CAGEPA; SUDEMA; Ministério Público; UFCG; UEPB; Embrapa; INSA; IFPB, dentre outros órgãos, e a comunidade.

Esclarecemos a Va. Sa. que a legislação da CMCG permite este direito, quer seja como integrante do “Movimento Viva Bodocongó”, bem como cidadão, conhecedor da causa ambiental como ativista que sou há 32 anos, como professor, como Doutor em Recursos Naturais, como participante de diversas conferências internacionais, como a ECO-92 e a RIO+20, e nacionais. Nem desejo usar as participações políticas de ser atualmente terceiro suplente de Deputado Federal.

Esclarecemos a Va. Sa. que, em nenhum momento, representando o “Movimento Viva Bodocongó”, desejamos ser “exclusivo” na defesa ambiental do manancial ou de qualquer outro tema. Não faz parte de nossa índole. Tanto que já realizamos diversas denúncias anteriores, tanto em nosso blog (pode consultar esta publicação de 17 de novembro de 2012, por exemplo http://ramiromanoel.blogspot.com.br/2012/11/a-tal-urbanizacao-do-acude-de-bodocongo.html , como ações no Ministério Público.

Esclarecemos a Va. Sa. que nos entristecemos ver as atuais condições do quase centenário Açude de Bodocongó, que agoniza em face do avançado processo de assoreamento e da poluição das suas águas pelos esgotos sem tratamentos, lixo, dentre outros graves problemas.

Esclarecemos a Va. Sa. que nos entristecemos ver a falta de espírito público de pessoas que em vez de juntar forças, tentam espalhar discórdias, ter ganhos outros, usar de mesquinhes, de usar de artifícios para desqualificar.

Esclarecemos a Va. Sa. que a imagem e o som fala mais de que mil palavras, para quem não esteve presente ou não assistiu a Tribuna Livre na Câmara Municipal de Campina Grande, a partir dos 45 minutos a nossa intervenção, ver no link da 102ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande: https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=AR8wvgsZAv0 .

Esclarecemos a Va. Sa. que continuaremos na defesa ambiental, continuaremos com as ações do "Movimento Viva Bodocongó", continuaremos em defesa da vida, da justiça, da solidariedade e da fraternidade para todos e todas!

E que Deus nos abençoe, sempre, nesta caminhada! Agradecemos,

Fique na Paz do Senhor! Amém! Um abraço fraterno!

Ramiro Manoel Pinto Gomes Pereira
Ambientalista - 1982 / 2012 - Trinta anos de militância
Analista da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)
Professor da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (Facisa)
Doutor em Recursos Naturais (UFCG)
Mestre em Engenharia de Produção (UFPB)
Especialista em Inovação e Difusão de Tecnologia (UFPB)
Bacharel em Administração de Empresas (UFPB)

Contatos virtuais
Twitter @RamiroManoelP
Facebook Ramiro Pinto
E-mail prof.ramiropinto@gmail.com
Blog http://ramiromanoel.blogspot.com/