Assembleia Legislativa lança álbum histórico do Parlamento na quarta-feira


A Assembleia Legislativa lança nesta quarta-feira (27), às 18h00, em seu Salão Nobre, o livro/álbum “Breve História do Legislativo Paraibano”. A publicação de 220 páginas, ricamente ilustrada, revisita por meio de documentos e imagens importantes os mais decisivos momentos da vida política do País e do Estado, principalmente a partir da criação do parlamento nacional, em 1823, e da Assembleia Estadual, instalada em 1835.

“É um trabalho de resgate histórico destinado a contribuir para que se reponha a real dimensão do Parlamento no desenvolvimento do nosso Brasil e da nossa Paraíba”, refere-se o presidente da Assembleia, deputado Ricardo Marcelo, ao registrar que se impuseram ao Legislativo, afora suas originais atribuições institucionais, “inúmeroscompromissos demandados da própria evolução da sociedade nas lutas pelas liberdades democráticas, pelo progresso econômico e pela justiça social”.

Fruto de um trabalho coletivo coordenado pela Diretora de Comunicação, jornalista Beth Torres, e pela Diretora de Cultura, Cida Lobo, e iniciado pelas pesquisas que deram vida ao Memorial Parlamentar criado há dois anos, o álbum é dividido em oito capítulos que tratam, em resumo, da evolução política e do processo eleitoral desde os tempos do Brasil colônia, do império, da República, Estado Novo, ditadura militar, movimento pelas eleições diretas e Colégio Eleitoral, a Constituinte de 1988 e a primeira eleição presidencial após os 21 anos de regime de exceção.

O livro expõe e rememora fatos históricos que entrelaçaram a vida política da Paraíba e do país, como a Revolução de 1930 – que resultou nas mudanças da bandeira do estado e do nome da capital, para João Pessoa. E resgata outros vínculos guardados no passado, mas sempre pesquisados, pela dimensão que à época tiveram, pelo forte impacto que causaram.

Ascom ALPB

0 Comentários