Marina Silva afirma que, por governabilidade, apelaria a Lula e FHC


A ex-senadora Marina Silva afirmou ontem que, se sua chapa saƭsse vitoriosa da disputa pelo Planalto em 2014, procuraria os ex-presidentes Luiz InƔcio Lula da Silva (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para ter governabilidade no Congresso.

"Eu nĆ£o teria nenhum problema, como aliada a Eduardo [Campos] e se ele ganha as eleiƧƵes, de conversar com Lula e Fernando Henrique para que a gente possa pĆ“r um basta nesse terror que virou hoje a governabilidade com base em distribuiĆ§Ć£o de pedaƧos do Estado", afirmou em entrevista ao programa "Roda Viva", da TV Cultura.

Marina, que Ć© potencial candidata Ć  sucessĆ£o de Dilma Rousseff, tem feito sĆ©rie de crĆ­ticas ao modelo de presidencialismo de coalizĆ£o adotado desde a redemocratizaĆ§Ć£o. Apesar de dizer que recorreria aos ex-presidentes, lembrou que o tucano foi "tutelado" por Antonio Carlos MagalhĆ£es (DEM) e o petista, pelo senador JosĆ© Sarney (PMDB).

A ex-senadora se filiou ao PSB em 5 de outubro, ao ver negado o pedido de registro do partido que tentava criar --a Rede Sustentabilidade.

Ela voltou a dizer que nĆ£o houve definiĆ§Ć£o sobre ocupar a posiĆ§Ć£o de vice de Campos na chapa socialista, mas que partiu do princĆ­pio de que o pernambucano Ć© candidato.

"Quando conversamos nĆ£o se fez discussĆ£o sobre vice, nĆ£o vice. Partiu-se do princĆ­pio de que o PSB tem uma candidatura e eu estava dialogando com esse candidato. Quando Eduardo Campos diz que isso serĆ” decidido em 2014 Ć© porque ele tinha uma construĆ§Ć£o anterior de que a decisĆ£o dele seria tomada em 2014", afirmou.

O programa, que normalmente Ć© retransmitido em rede nacional pela TV Brasil, do governo federal, nĆ£o foi exibido pela emissora ontem. O canal afirmou que houve um "problema tĆ©cnico" e que a entrevista serĆ” transmitida na integra, hoje, Ć s 22h.

A ex-senadora tambĆ©m voltou a negar que as crĆ­ticas que fez ao deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) se estendam a todo o setor do agronegĆ³cio. O parlamentar, da bancada ruralista, rompeu apoio a Campos em GoiĆ”s apĆ³s a alianƧa do pernambucano com Marina.

"Existem agronegĆ³cios, no plural. E, obviamente, uma crĆ­tica ao setor mais atrasado do ruralismo nĆ£o pode ser endereƧada ao agronegĆ³cio e ao desenvolvimento rural brasileiro, que Ć© fundamental para o crescimento e o desenvolvimento do paĆ­s."

Marina tambĆ©m criticou o PAC, vitrine de Dilma na Ć”rea de infraestrutura. "O PAC nĆ£o Ć© um plano, nĆ£o Ć© sequer um programa, Ć© uma espĆ©cie de gestĆ£o de obra a obra."

Fonte: Folha

0 ComentƔrios