Jornalismo

Profissional atuando desde 2008 no mercado, com passagem por todos os meios. Experiência, credibilidade e qualidade

Comunicação institucional

Profundo conhecimento da dinâmica e caminhos da comunicação institucional eficiente, quer no setor público, quer na esfera privada

Direito

Advogado com atuação na área cível em geral e foco em direito do consumidor, além de assessoria legislativa para supervisão e elaboração de projetos

Cursos online

Didática diferenciada, metodologia direta, clara e objetiva buscando a máxima eficiência do estudo

Blog

Mais um livro da Editora da UEPB é premiado no tradicional Jabuti

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) conquistou mais um importante prêmio de relevância nacional. A Instituição foi uma das vencedoras do Prêmio Jabuti, o mais importante da literatura nacional. O livro “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: uma Análise Crítica”, de autoria do professor Roberto de Andrade Martins, foi o terceiro colocado na categoria “Ciências exatas, tecnologia e informática”.

O livro é uma co-edição da Editora da Universidade Estadual da Paraíba (EDUEPB) e da editora Livraria da Física. O resultado da premiação foi divulgado nesta quinta-feira (17). A cerimônia de entrega do prêmio acontece no dia 13 de novembro, em São Paulo. Este ano, a UEPB foi finalista do mais tradicional prêmio nacional do livro com duas obras. Além de “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade”, a Instituição concorreu com o livro “Midiatização da Ciência: cenários, desafios, possibilidades”, do professor Antonio Fausto Neto.

Emocionado, o professor Roberto Martins, que faz parte do Departamento de Física do Câmpus de Campina Grande, disse que estava feliz com a conquista. Ele, que tem vários livros lançados na área, enfatizou que o Prêmio Jabuti é um dos mais concorridos do país. “Estou muito contente. É uma conquista da UEPB”, destacou.

“Becquerel e a Descoberta da Radioatividade” fala sobre a história da Física e da Química. A obra faz uma análise sobre a descoberta dos Raios-X, sua divulgação, as escolhas dos compostos de urânio, os enganos experimentais e esclarece diversos pontos que até então não foram aprofundados pelos historiadores. O autor, no prólogo do livro, relata que por mais importante que tenha sido o desenvolvimento dos estudos sobre radioatividade, no início do século XX, seu estudo histórico é mínimo.

“Os historiadores que abordam a Física do século XX se dedicam muito mais às ‘grandes teorias’: relatividade e mecânica quântica”. Assim, o livro, dividido em sete capítulos, se enquadra dentro da linha de pesquisas sobre a dinâmica interna da ciência e busca investigar os fatores sociais, religiosos e outros no desenvolvimento científico, conforme explica o professor Roberto Martins.

Em 2011, a UEPB foi vencedora do Prêmio Jabuti com o livro “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg, que traz uma coletânea de trabalhos que exploram aspectos da história da teoria quântica, desde sua criação aos desenvolvimentos ulteriores, incluindo a controvérsia sobre os seus fundamentos e sobre suas implicações filosóficas e culturais.

O Prêmio Jabuti foi criado em 1958 e é o mais tradicional prêmio do livro no Brasil. Alguns escritores contemplados por ele foram Jorge Amado, Clarice Lispector e Chico Buarque, entre outros. O maior diferencial em relação a outros prêmios de literatura é a sua abrangência. O Jabuti não valoriza apenas os escritores, mas destaca a qualidade do trabalho de todas as áreas envolvidas na criação e produção de uma obra.

Assessoria da UEPB

Authorism Theme

Jornalismo

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Comunicação

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua.!

Direito

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit, sed do eiusmod tempor incididunt ut labore et dolore magna aliqua. Ut enim ad minim veniam, quis nostrud exercitation ullamco laboris nisi ut aliquip ex ea commodo consequat.!

Cursos

4th one time fitness expert, wellness writer, personal trainer, group ex health coach. I am advocates of everything good in the fitness industry and of the people who make it great!

Imagens de tema por richcano. Tecnologia do Blogger.