Hospital de Trauma de Campina Grande promove evento de combate ao tabagismo


Em comemoração ao dia Nacional de Combate ao Tabagismo, o Hospital de Trauma de Campina Grande promove uma série de atividades com o intuito de difundir a conscientização contra o tabagismo. O evento acontece no auditório da instituição na próxima quinta-feira (29), a partir das 9h.

A ação alusiva de combate do fumo irá permitir aos participantes acompanhar palestras com profissionais especializados sobre o assunto e identificar uma série de problemas causados pelo ato de fumar. Além de câncer de pulmão, bronquite e enfisema pulmonar, o tabaco desencadeia doenças dermatológicas, cardiovasculares, vasculares, aumentando o risco de câncer de laringe, esôfago e outras complicações para o fumante.

No hall do auditório acontecerá uma exposição com banners exemplificando e conscientizando os malefícios causados pelo cigarro, mostrando também que o Ministério da Saúde classifica o tabagismo como um transtorno mental que causa dependência física, química e psicológica.

A primeira palestra será iniciada a partir das 9h, e terá como tema: “Tabagismo e suas Repercussões”, ministrada pela médica pneumologista, Dr.ª Ijanileide Gabriel. Posteriormente, às 10h, a professora do Curso de Medicina da UFCG, Dr.ª Débora Rose, explanará o tema “Acesso ao Tratamento do Tabagismo pelos usuários do SUS em Campina Grande”. 

As atividades na parte da manhã serão encerradas com a palestra “Viver é melhor que fumar”, que será explanada pela Coordenadora de Combate ao Tabagismo da Prefeitura Municipal de Campina Grande, Maria Gentil. Por fim, a partir das 17h acontece um Culto Evangélico e terá como ministrante o Pr. Flawber Jorge, da Igreja Presbiteriana do Catolé, que contará com a presença do Grupo de Louvor.

João da Paz - Assessoria

0 Comentários