Rômulo Gouveia participa de lançamento de livro do jornal A União em Campina Grande


O vice-governador Rômulo Gouveia participou, nessa quinta-feira (25), em Campina Grande, do lançamento do livro “A União 120 anos – Uma viagem no tempo”, que comemora mais uma marca histórica do jornal, fundado em 1893. Na ocasião, também foi lançada a edição especial do Correio das Artes em homenagem ao poeta Félix Araújo. A solenidade aconteceu no auditório do Fórum da Justiça Federal, no Complexo Judiciário.

Rômulo ressaltou que os principais acontecimentos da Paraíba e do país foram retratados nas páginas da União, registrando a história e sendo também personagem histórico.

“O jornal faz esse resgate e atua de forma republicana, divulgando os fatos de uma sociedade plural e democrática”, frisou o vice-governador.

Quanto ao homenageado pelo Correio das Artes, Rômulo Gouveia destacou a trajetória de Félix Araújo como vereador, secretário, ex-combatente e poeta.

“Filho de Cabaceiras, mas radicado em Campina Grande, Félix foi um excelente orador, um destacado poeta e, acima de tudo, um grande humanista”, enfatizou.

Rômulo ainda lembrou de sua identificação com o homenageado, pois foi presidente duas vezes da Câmara Municipal “Casa de Félix Araújo”, em Campina. Quando presidiu a Assembleia, criou a Escola Legislativa “Félix Araújo”.

Em nome da família, o jurista e ex-prefeito Félix Araújo Filho agradeceu as homenagens e pontuou que seu pai foi morto em praça pública por defender o patrimônio público e a liberdade, por isso seu nome está eternizado na memória dos campinenses e dos paraibanos.

Por sua vez, o superintendente do jornal, Fernando Moura , sublinhou que o livro retoma o papel da 'União' ao publicar obras de autores paraibanos.

Acrescentou que serão lançados títulos com relevância histórica, cultural, memorialística e que tenham vinculação com o próprio veículo, que tem papel relevante, pois por ela foram publicadas obras de nomes como Augusto dos Anjos, Celso Mariz e Ascendino Leite.

 Ele adiantou que, no Festival de Artes de Areia, vai ser lançada a biografia de Pedro Américo, por Horácio de Almeida, em 1943.

Organizado pelo jornalista Alarico Correia Neto e o editor Juca Pontes, o livro intitulado Uma Viagem no Tempo foi lançado em parceria com a Universidade Estadual da Paraíba.

Também participaram da solenidade o reitor da UFCG, Edilson Amorim, o coordenador de Comunicação da Prefeitura de Campina Grande, José Araújo, dirigentes do Instituto Histórico e Geográfico de Campina e da Academia de Letras, além de parlamentares, jornalistas e leitores da 'União'.

Secom/PB

0 Comentários