Novas eleições fortalecem a democracia, afirma secretário-geral do TSE

“A democracia sai fortalecida com mais esse evento”, ressaltou o secretário-geral do Tribunal Superior Eleitoral, juiz Carlos Braga, ao reunir-se com jornalistas logo após o término da votação em 16 municípios brasileiros, divididos entre sete Estados. Nestas cidades, a Justiça Eleitoral organizou novas eleições, uma vez que no pleito de outubro de 2012, o candidato que obteve mais de 50% dos votos teve o registro negado pelo TSE.

O secretário-geral que esteve de plantão durante todo o domingo juntamente com a Presidente do TSE, Ministra Cármen Lúcia, monitorando a realização das novas eleições, informou ainda que, com base em informações repassadas pelos presidentes dos sete Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) envolvidos nas eleições de hoje, os pleitos “transcorreram sem quaisquer anormalidades”.

“As novas eleições ocorreram nos municípios em que o candidato com mais de 50% dos votos teve o registro negado pela justiça eleitoral. Essas cidades eram administradas, em regra, pelo presidente da câmara de vereadores”, disse Carlos Braga.

Segundo o secretário-geral do TSE, “a aplicação da lei de Ficha Limpa pelo TSE foi responsável por 90% dos casos de candidatos barrados que ensejarão uma nova eleição”. Os TREs e os juízes eleitorais marcarão a posse dos vitoriosos de hoje.

As novas eleições, caso sejam necessárias, podem ser marcadas sempre no primeiro domingo de cada mês. Confira os locais onde ocorreram as eleições neste domingo (07/04):

Amapá

Pedra Branca do Amapari

Bahia

Muquém do São Francisco

Minas Gerais

Diamantina, Cachoeira Dourada, Biquinhas e  São João do Paraíso

Paraná

Joaquim Távora

Rio Grande do Norte

Caiçara do Rio do Vento e Serra do Mel

Rio Grande do Sul

Triunfo, Fortaleza dos Valos, Sobradinho e Tucunduva

São Paulo

Eldorado, Coronel Macedo e Fernão

Ainda há a possibilidade de que novas eleições, referentes ao pleito de 2012, sejam marcadas em outros municípios brasileiros no decorrer deste ano.

Agência TSE

0 Comentários